sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

2012- O ano da honestidade

 "Jesus nos ensina a amar em vez de julgar e a vivenciar o que falamos"

Os anos vão passando e novas promessas vão surgindo. É sempre assim. No início de um novo ano, as pessoas fazem propósitos. Brigar menos, estudar mais, começar um regime, praticar atividade física, estudar outro idioma, rezar mais etc. Quero sugerir um propósito: “Que 2012 seja o ano da honestidade”.
Diz a profecia de Malaquias: “Acaso não é um só o pai de todos nós? Acaso não fomos criados por um único Deus? Então, por que cada um de nós é desonesto com seu irmão, violando o pacto de nossos pais?” (Mal 2,10).
Esta é uma assertiva que deveria conduzir nossa vida cristã: somos irmãos. E, como irmãos, não podemos ser desonestos uns com os outros. Isso viola o pacto da nossa natureza social e viola o pacto da nossa irmandade, filhos de um mesmo Pai.
Ser desonesto é desrespeitar o nosso irmão. Falamos de profissionais liberais e empresários cuja insensibilidade assusta. São capazes de enganar, trapacear, iludir para levar vantagem. E, com isso, destroem o próprio irmão. Falamos de maridos que são desonestos com suas mulheres, e de mulheres que são desonestas com os seus maridos. Uma relação de amor só tem sentido se fundamentada na verdade. Falamos de filhos que mentem para os pais e de pais que enganam os próprios filhos. Falamos de amigos interesseiros que mentem sem nenhum constrangimento.
Insisto nesses “falamos” porque, aqui, também pode morar uma desonestidade. Passamos uma falsa impressão de que somos perfeitos e de que nos impressionamos com a imperfeição dos outros. E, na desonestidade com nós mesmos, usamos máscaras. Talvez porque ainda não tenhamos sido descobertos nas nossas misérias humanas e, por isso ousamos falar das misérias alheias.
Ninguém está imune ao erro. É preciso, para ser honesto abandonar a hipocrisia, a crítica fácil ao nosso irmão. Jesus nos ensina a amar em vez de julgar e, mais do que isso, a vivenciar o que “falamos”. Certa feita, referiu-se aos mestres da lei e aos fariseus dizendo: “deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam”.
Amigos queridos, que neste novo ano possamos perseguir o caminho da honestidade. Que possamos olhar no espelho e reconhecer a nossa face. Que possamos amar mais do que julgar. Enfim, que enxerguemos o nosso irmão, não com a miopia de quem busca prazer em desconstruir o outro, mas com os olhos abertos, puros, de quem sabe viver a profecia de Malaquias e os ensinamentos de Cristo. Nascemos para viver como irmãos e para amar. Amemos, então. Feliz 2012!

Fonte: Revista Canção Nova
Gabriel Chalita é professor,  escritor e apresentador da TV Canção Nova

Um comentário:

  1. OLÁ EDITE, ÓTIMA POSTAGEM ,OBRIGADA POR PARTILHAR. TENHA UM ÓTIMO E ABENÇOADO FIM DE SEMANA.CRIS
    http://jardimdafe.blogspot.com

    ResponderExcluir