terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Batismo do Senhor



“Todo batizado é um missionário em potencial

No evangelho de ontem, Marcos descreve-nos o Batismo do Senhor. (Mc 1, 6-11)
Em sua narração vemos claramente a manifestação da Ssma. Trindade: “No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito Santo em forma de pomba sobre Ele. E ouviu-se dos céus uma voz:  “Tu és meu Filho muito amado; em Ti ponho minha a feição.”Mc 1,10-11
Com a celebração do Batismo do Senhor somos convidados a reconhecer em Jesus  o Filho bem amado em quem o Pai colocou todo seu Amor.
Somos convidados a receber a Palavra de Deus e assumir nosso compromisso de cristão batizado: “Levar a Palavra de Deus  a todos os povos e testemunhá-la durante a vida inteira”
Muitos recebem o batismo, mas não conhecem a profundidade do Sacramento e não dão seu testemunho cristão. Poucos seguem professando sua fé e muitos não dão importância à riqueza de vida que A Palavra de Deus nos traz.  São os “cristãos rotulados”. Não bebem da Água Viva e conseqüentemente não a levam a qualquer lugar.
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo”
Mc 16,15
É o próprio Jesus quem convida cada fiel a fazer valer sua religiosidade.
Neste ano de 2012, proclamado por Bento XVI, o “Ano da Fé” o papa conclama a todos  a que se intensifique o testemunho e a prática da caridade. “O amor efetivo aos mais necessitados deve arder e pulsar no coração de cada cristão que precisa assumir a responsabilidade daquilo em que acredita.”
Ao proclamar o Ano da fé, o papa Bento XVI “quer resgatar de forma especial a alegria de pertencer à família de Deus ,em professar a fé e vivê-la de forma pública, uma vez que nos dias de hoje hábitos comuns como ir à missa e freqüentar a catequese com interesse de crescer na fé e não apenas como um compromisso social que leva em consequência à Eucaristia, parecem estar em segundo plano”.
Pelo batismo recebemos O Espírito Santo e a Ele pedimos que nos ilumine e capacite para a missão que pode ser aí mesmo na sua comunidade, participando de Pastorais da Igreja, colaborando em pequenos trabalhos e dando seu testemunho de vida .
Façamos nossa primeira experiência em oração, pedindo por todos aqueles que deixam suas casas, família , pátria  e vão para lugares distantes anunciar o evangelho.
Os batizados são chamados a redescobrirem a alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé.

Um comentário:

  1. Evangelizar... e quem disse que você já não evangelizava? Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir