quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O que é deserto espiritual


O que é deserto espiritual
Assim como no deserto não brota a vida, a terra se encontra árida e sequiosa de umidade, em nosso coração também algumas vezes bate um vazio , uma aridez infindável.
Sentimo-nos frios e sozinhos, carentes de Deus.  Não conseguimos senti-lo, embora saibamos que Ele está conosco. Trava-se uma batalha interior. Sabemos que Jesus prometeu: ”Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus:28,20). Invocamos  a presença do Espírito Santo, mas tudo parece cair no vazio. Uma sensação de abandono, angústia e insatisfação se apodera de nosso coração.
Porque Deus parece não me ouvir? Porque minhas preces parecem se esfumaçar no ar?
Este é o deserto espiritual: A dificuldade de sentir Deus presente, embora Ele sempre esteja. Sentimos esfriar a nossa fé. E fé é a convicção de fatos que não se vê.
Os desígnios de Deus são insondáveis e eu não posso e nem quero questionar o que Ele tem planejado para mim.
Acredito que muitas vezes Deus “permite” que não o sintamos presente para que aprofundemos a nossa fé. É como se fosse assim um: “ hei, acorda! Saia da inércia! Eu preciso de você! Aproveite os dons que te dei”.
Nestes momentos é preciso perseverar na fé.  “Crer” que Ele está ali, apesar de senti-lo ausente. Manter a vida devocional, e procurar interpretar pequenos sinais que Deus nos envia através de coisas simples, mas que muitas vezes ignoramos.
Se precisar de recolhimento, recolha-se. Procure por Ele no silêncio de seu coração. Diante do sacrário...
Canalizar nossas ações e emoções para atividades em prol do próximo pode ajudar. Nada pode ter um resultado tão positivo e satisfatório do que a alegria de investir uma fração de nosso tempo num projeto que ajude outras pessoas a se sentirem mais valorizadas e felizes.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que  recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor.”(Colossenses3:23,24)

8 comentários:

  1. Olá Edite, vi seu blog na postagem especial que a Imaculada fez no blog dela, daí vim correndo conhecer seu blog lindo. Evangelizar é preciso e ouço isso sempre do padre Reginaldo, que Deus e Nossa Senhora de cubra de sabedoria, para conduzir este lindo e importante blog. Em 2012 estaremos juntos compartilhando milhões de ideias ok? Já estou te seguindo, e este ano serei catequista de Eucaristia e você?
    Meus blogs são: http://blogjonathancruz.blogspot.com/ e tenho um só de catequese que é: http://catequesecomcriancas.blogspot.com/

    Prazer em conhecê-la.

    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Lindo blog!
    Cheio do amor de Deus!
    Já estou seguindo .
    Abraços,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com
    entresonhos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edite!
    Fico feliz toda vez que vejo um novo blog evangelizador! Descobri seu link no blog da Imaculada.
    Que Deus a abençoe sempre!
    Parabéns pelo espaço iluminado!
    Com carinho,
    Angela

    nospassosdejesusamor.blogspot.com
    docessonhosdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também vi seu link no blog de Imaculada, sou catequista e seguidora dos blogs "catequistas unidos", é sempre bom ter novas pessoas evangelizando pela internet.Abraços fraternos, paz e luz, Shenia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Edite... Que Alegria ver que mais e mais nosso grupo de evangelizadores vai crescendo e divulgando o Evangelho pelas ondas da Web... Já estou seguindo você e serei seu visitante assíduo. convido você a visitar meu blog: www.catequistaroberto.com.br.
    Fique na Paz de Deus e no Amor de Maria.
    Fraterno Abraço.
    Roberto

    ResponderExcluir
  6. Olá Edite ... Gosto muito do seu blog e suas postagens são ótimas.Abraços.
    Darlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Darlene, prazer em te receber enre meus leitores. Sua presença e seus comentários são sempre muito bem vindos.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá,me chamo Pauliane, sou missionária das oficinas de oração e vida-TOV.Estou aplicando oficinas para jovens, buscaca inspiração para o DESERTO dos jovens. Achei vcs. Amei. Obrigada.

      Excluir