terça-feira, 24 de janeiro de 2012

somos todos responsáveis

"Vem e Segue-me"

Junto com as “férias escolares” terminam também as “férias catequéticas”.
Nós todos sabemos que não deveria ser assim. Mas esta é a realidade de hoje. Durante as férias escolares, catequizandos e pais tiram também férias de Deus.
O catequista é o “pedagogo da fé”. É aquele que instrui e aprofunda seu catequizando na fé. Ajuda-o a mergulhar nos mistérios de Deus.
Presume-se então que uma vez ciente da importância e grandeza de Deus em sua vida, queira sempre caminhar lado a lado com Jesus. O coração deveria arder, ter sede da Palavra de Deus.
E uma das formas de saciar essa sede, uma forma de abastecer-se espiritualmente é participar da celebração eucarística.
Mas não é o que acontece. De quem é a culpa?
Dos pais que se mostram ausentes e não se interessam pela espiritualidade de seus filhos?
 Dos catequistas que acabam por desanimar e muitos acabam se culpando e até desistindo, por não terem conseguido atingir o coração do catequizando?
 Ou por falta de formação, que talvez ele nem tenha responsabilidade nisso, porque a paróquia não lhe facilita os respectivos cursos?
 Ou culpa do atual mundo em que vivemos? Um mundo com exigências tais que fogem completamente do apelo divino?
Vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde as mudanças ocorrem muito rapidamente. É preciso estar atento para não perder nenhum lançamento, nenhuma nova oportunidade, nenhuma novidade. É um mundo em que para ser um vencedor, muitas vezes se precisa ignorar o outro, ferir sensibilidades, caminhar sempre adiante sem prestar atenção àquele que vem um pouco atrás ou mesmo esteja a seu lado. É o mundo do vale tudo.
E isso acaba gerando muita rivalidade, egoísmo, inveja e também solidão. As pessoas não têm noção de comunidade, não sabem compartilhar e muito menos partilhar, ignoram as boas regras do viver bem. Perderam também o entendimento de civilidade.
E tudo isso vai à contramão do projeto de Jesus Cristo. Porque seguir Cristo, exige sacrifício, exige renúncia.  Exige abrir mão de tudo que seja contrário àquilo que Ele ensinou. O apelo de Jesus Cristo é pela conversão. E “converter-se é crer no evangelho. Significa mudança no modo de pensar que leva à mudança no agir pessoal e comunitário, provocando a transformação da sociedade. A conversão leva a pessoa a pensar segundo a lógica de Deus.”
Em tudo que fizermos, façamos com Amor, cientes de nosso papel na formação cristã dos jovens ou crianças que nos forem confiadas.
Se mais pessoas abraçassem a causa de Jesus Cristo que quer vida digna para todos com boas notícias chegando para todo o povo, talvez se conseguisse quebrar essa estatística que a Ângela publicou no seu texto: “Os católicos brasileiros estão diminuindo...”
Esse menosprezo e marginalização dos menos favorecidos, o apego a tudo que é material, o desrespeito à vida, essa libertinagem desmedida. Tudo isso eu interpreto como uma grande carência de Deus. A humanidade está em busca de algo que preencha seu vazio existencial. Algo que dê sentido à vida. Não entenderam ainda que só Deus pode preencher esse vazio e tornar sua vida plena.
 Apesar de todos os esforços, da intervenção da igreja em busca da paz, união dos povos, a intervenção de muitos religiosos e leigos colaboradores, essa postura negativa do homem diante da vida tem impedido para que os benefícios culminem numa aura transformadora.
Seja como catequista ou qualquer outro trabalho de evangelização somos todos chamados  a atender ao apelo de Jesus : “Vem e segue-me”. “Eu preciso de você”!

11 comentários:

  1. Não podemos tirar férias de Deus. Assim como precisamos do alimento material que sustenta o nosso corpo todo dia, precisamos do alimento espiritual para alimentar a nossa alma todo dia.Seguir Jesus é o melhor caminho. Nós precisamos dEle.
    Excelente texto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edite! Obrigada por sua visita ao meu blog e desejar fazer parte dos Catequistas Unidos! Estou editando sua adesão!

    peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.

    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Edite!
    Seja bem-vinda! É uma alegria tê-la como companheira de missão.
    Que Deus te abençoe.
    Um grande abraço,
    Catarina
    ninosdacatequese

    ResponderExcluir
  4. Olá Edite!! Seja bem vinda. Que Deus abençõe seu trabalho. Abraços
    Rose e Anisio

    ResponderExcluir
  5. Ola Edite! seja bem vinda aos catequistas unidos
    adorei a postagem,parabéns, beijos Nena

    ResponderExcluir
  6. Oi Edite. Gostei muito do texto, realmente acredito que essas "férias de Deus" é um grande problema na nossa Igreja como está muito bem abordado no texto.

    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vim avisar que a lista dos Catequistas Unidos foi atualizada e tenho um convite:
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/01/olha-surpresa.html
    Passe lá para conferir, te espero!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Edite! É um prazer tê-la conosco no grupo de Catequistas Unidos. Que Jesus derrame suas bênçãos sobre você. Ficarei feliz em receber sua visitinha no meu blog também (jardimdaboanova.blogspot.com). Um grande abraço e a paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Olá,Edite! Que bom ter você no grupo dos Catequistas Unidos! Que Deus derrame muita luz em seus caminhos!
    Um grande abraço, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Oi Edite seja bem vinda ao catequistas unidos,que Deus lhe abençoe e seja sempre luz na sua vida,beijos Rosane.


    catequesecomamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quero dizer a todos do grupo catequistas unidos que tão carinhosamente deixaram aqui seu "cheirinho de amor e amizade", que com certeza estarei visitando a todos. Aguardem .... Abraços a todos e obrigada pelo acolhimento.

    ResponderExcluir