quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

1ªEspiritualidade do ano catequético 2012


 "A participação da família é fundamental na formação cristã de seus filhos"

No sábado anterior, quatro de fevereiro , iniciou-se em minha paróquia , para efeito de calendário mais um ano catequético .
Pais, catequizandos e catequistas reuniram-se no salão paroquial para um momento de espiritualidade presidida pelo nosso pároco Pe. Antônio Boreck e co presidida pelo seminarista Tiago.
A expressão “para efeito de calendário” significa que catequese é um processo contínuo de aprofundamento na fé.
Deve acontecer diariamente dentro da família, independente de encontros catequéticos e vai muito além de uma simples programação no calendário.
O catequista é apenas um intermediário nesse processo de formação cristã. É a ponte entre a família e Jesus Cristo.
Como foi muito bem lembrado , “família é catequese”. Isto porque a participação da família é fundamental na transmissão da fé a seus filhos. E é com ela que contamos para a realização do trabalho catequético.
Na família os filhos aprendem a essência do amor a Cristo refletido no amor aos familiares e estendido ao próximo de forma mais ampla.
Palavras e ações ditas e praticadas dentro de casa refletem no comportamento dos filhos. Tudo vai ficando gravado na mente e no coração dos filhos, o que contribuirá para sua boa formação cristã.
A prática da espiritualidade também vai refletir o desejo de ter Deus plantado no seio da família.
Os pais devem ser os iniciadores de seus filhos no segmento a Jesus Cristo.
A presença dominical na celebração eucarística deve ser feita com o coração aberto e um intenso desejo de participar do mistério da paixão ,morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Pais e filhos devem compreender que toda celebração eucarística é um chamado a aproveitar o momento presente como tempo de graça e conversão.
Como a terra sequiosa recebe a chuva e se abre fazendo germinar a semente, assim deve ser nosso coração sempre receptivo à Palavra de Deus, seguido também de uma firme vontade de transformação e mudança de vida.


3 comentários:

  1. OLá Edite...
    ...vai muito além dos encontros catequéticos!
    verdade...por isso é necessário fazer com que nossos amados pais tomem consciência de sua principal missão : Formar santos e santas pra Deus...
    Beijos e até todo dia!! srsrsr

    ResponderExcluir
  2. Edite tudo jóia? Falando em família e formação cristã dos filhos, eu bolei um projeto para aplicar na catequese que eu estou torcendo que atinja o verdadeiro objetivo desse projetinho, semana que vem irei partilhar lá no blog, só estou terminando de ajeitar algumas coisas. Bom fim de semana!!!! PAZ E LUZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  3. Olá Edite, muito bom este texto. Os pais são os primeiros catequistas dos filhos. Oxalá se todos tivessem consciência desta grande responsabilidade!
    Bom domingo, fique com Deus.

    ResponderExcluir