sábado, 4 de fevereiro de 2012

A saúde como bem comum

"Eu vim para que todos tenham vida"Jo 10,10
Sem dúvida alguma, saúde é um bem precioso.
Durante minha infância toda sempre ouvia minha mãe repetir “estando com saúde, tudo vai bem”
Na minha ignorância infantil eu não conseguia atingir o verdadeiro significado daquela frase. Não tinha a dimensão do real sentido da palavra “saúde”.
Até o dia em que vi minha mãe doente e impossibilitada de nos atender a contento, como sempre fazia.
Só então fui compreender que podemos ter tudo, mas vindo a faltar a saúde a vida perde muito em qualidade.
O conceito de saúde nos dias atuais está bem mais amplo. Ter saúde não significa apenas não ter doenças. É ter também qualidade de vida, porque a ciência já comprovou que comportamentos negativos praticados hoje, futuramente podem gerar problemas de saúde .
Quem se previne, pode se antecipar à instalação da doença.
Haja visto os alertas  sobre as complicações que o fumo pode causar. Assim também  como já ficou comprovado que uma vida sedentária  também pode trazer complicações futuras para a saúde.
As informações sobre os benefícios trazidos pelos ditos alimentos funcionais e a importância da atividade física são informações constantes na mídia em geral.
“A saúde precisa da solidariedade social para garantir um ambiente propício e depende também da comunicação e educação para que todos saibam o que faz bem ou mal para a saúde”(rev de Ap.)
Conscientes sobre o que ajuda ou prejudica  nossa saúde, aumenta nossa responsabilidade tanto individual quanto social.
Individual, porque cada um é responsável pela própria saúde.
Social, porque somos responsáveis pelos nossos dependentes:- crianças ou idosos.
E não deixamos também de ter uma certa dose de responsabilidade  com o que acontece  no Sistema de Saúde pública. Claro que a responsabilidade maior são dos gerenciadores do sistema, no caso o Poder público, governantes  responsáveis diretos pela mesma. Mas todos sabemos a crise vergonhosa em que se encontra.a saúde no Brasil.
Basta ouvir os noticiários para se certificar do caos  estendido ao país  todo.
Hoje apenas uma minoria pode contar com bons planos de saúde. A maioria da população faz uso do sistema público de saúde e perdem muito em qualidade de atendimento.
E nós, como cidadãos usuários ou não desse sistema devemos ficar atentos aos abusos e descasos com a vida humana, exercendo o papel de fiscalizadores prontos a denunciar qualquer abuso ou fraude praticados contra a população.
A moral cristã valoriza muito a palavra de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida” ( Jo 10,10).
Por isso a Igreja no Brasil vai abrir neste ano uma grande campanha de reflexão e ação solidária sobre o grande tema da saúde pública , cujo objetivo é :

“Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de
uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e
comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e
mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.”
(Objetivo Geral de CF-2012).

Um assunto muito importante e  de interesse de todos. Merece nossa atenção e participação.

2 comentários:

  1. A palavra de Deus nos exorta a falar de Cristo a toda a criatura para que todos entendam e se convertam a Ele e alcancem a salvação.
    Excelente post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi amada! Que fofo está seu netinho... Obrigada pelo carinho lá no blog, já estou seguindo esse e colocarei ele na minha lista! Bjo e ótima semana!

    ResponderExcluir