domingo, 8 de abril de 2012

A tradição dos ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa, doce tradição que a cada ano ganha ainda mais adeptos no mundo




A tradição dos ovos e coelhos de Páscoa, sinônimo de renascimento e fertilidade, ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, para a alegria das crianças, que são os que mais aproveitam os docesde Páscoa, doce tradição que a cada ano ganha ainda mais adeptos no mundo
Segundo a Enciclopédia Católica, este costume pode ter sua origem numa "grande quantidade de costumes pagãos, que eram realizados no retorno da primavera (no hemisfério norte) e se introduziram na Páscoa. O ovo representa a vida que germina no começo da primavera".


Dar ovos como presente da Páscoa é uma tradição arraigada em países europeus como Alemanha, Polônia, Eslováquia e Reino Unido, mas também existe nas Américas, em locais como Estados Unidos, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.


Nos EUA, só as duas guerras mundiais e em alguma ocasião o mau tempo impediram que crianças de todo o país corram atrás de ovos da Páscoa no jardim presidencial da Casa Branca, tradição criada pelo presidente Rutherford B. Hayes em 1878.


O "Easter Egg Roll" ("Corrida de Ovos de Páscoa") é literalmente uma disputa na qual as crianças empurram ovos coloridos utilizando uma grande colher.


Neste ano, a Casa Branca associou o festival, que acontecerá em 9 de abril, com a campanha de promoção do esporte e alimentação saudável liderada desde 2010 pela primeira-dama, Michelle Obama.


Nas últimas décadas, durante o Domingo da Ressurreição na Bolívia, é tradição oferecer ovos e coelhos de Páscoa de chocolate. Desde o início da Quaresma, os supermercados brasileiros oferecem uma ampla variedade de ovos de Páscoa, da mesma forma que no Uruguai.


O Paraguai também importou o costume do ovo e do bolo de Páscoa, presentes oferecidos aos padrinhos que costumam ser visitados neste domingo do ano.


Na Argentina, um grupo de doceiros da cidade de Bariloche, na Argentina, resolveu fabricar neste ano o maior ovo de Páscoa de mundo e com isso entrar para o livro Guinness.


Com quase quatro mil quilos de chocolate, 8,5 metros de altura e cinco de diâmetro, o ovo será dividido entre os habitantes e visitantes da cidade.


Na Espanha, a tradição de se produzir figuras de chocolate para celebrar a data é bastante forte nas regiões da Catalunha e Valencia. Em alguns casos, são feitas verdadeiras esculturas de chocolate.


No Reino Unido, a tradição conta que o coelho da Semana Santa esconde os ovos de Páscoa durante a noite do Domingo de Ressurreição para que as crianças os busquem durante o dia seguinte, num jogo conhecido como "caça do ovo".


Principalmente no norte da Inglaterra e da Escócia, existem os costumes de se lançar ovos para rodar do alto de uma colina, ou uma espécie de luta na qual as crianças batem um ovo contra outro, para ver qual resiste mais.


Na Alemanha, no domingo, as crianças buscam nos jardins de sua casa os ovos coloridos trazidos pelo coelho da páscoa. Nas zonas rurais do norte do país são muito populares as Fogueiras de Páscoa. Vizinhos, parentes e amigos se reúnem geralmente na véspera do domingo e queimam galhos de arbustos e de árvores para afugentar o inverno.


Na Áustria, país eminentemente católico, os meninos e meninas são chamados após a missa dominical para buscarem nas florestas e parques ovos coloridos .


Os ovos de Páscoa, pintados e decorados com cores vivas e figuras como coelhos, flores e sinos, são a estrela indiscutível da Semana Santa polonesa.


A tradição associa os ovos ao renascimento da vida, e acredita-se que quantas mais se comer nesta época, maior será a sorte pelo restante do ano.


Na segunda-feira, os poloneses adotam uma divertida tradição: molhar os amigos com água, o que simbolicamente prepara os participantes para um ano melhor. Além disso, costuma se dizer que as meninas que se molham se casam antes das que evitam a água.


Na Hungria, também existe o costume de molhar as jovens e mulheres, para que estas não murchem, segundo as tradições de fertilidade.


Na Itália, além dos ovos, existe a figura da pomba de Páscoa, um bolo desenhado na forma deste animal.


Em Israel, nas casas da minoria cristã palestina, ovos são cozidos antes do domingo e pintados com cores e coelhos. No domingo, eles são servidos num banquete com muitos doces e no qual se celebra a ressurreição de Cristo.



Um comentário: