sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desafios do catequista hoje



A tecnologia e a vivência catequética.

Nunm encontro de catequese é muito importante o saber "ouvir" e o saber "falar" e se pronunciar adequadamente.
Quando usados de forma equilibrada,"ouvir" e falar" se completam tornando o encontro mais dinâmico e produtivo.
É muito importante que os catequisandos tenham consciência do momento em que devem manifestar-se partilhando sua opinião sobre o assunto abordado e o momento de apenas "ouvir".
Parece fácil que assim aconteça. Mas nos dias de hoje com uma juventude tão antenada a tantas novidades, tantas informações  e tantos acontecimentos  fica difícil obter um pouco da atenção desses jovens.
Ganhar a atenção e interesse das crianças, adolescentes e jovens tem sido uma das maiores dificuldades da catequese.
Chegam aos encontros de catequese desmotivados e nada envolvidos com o tema do encontro. Sua presença caracteriza-se mais pela "obrigatoriedade"  de concluir a fase da Eucaristia ou do Crisma. Estão apenas de corpo presente, a maioria focados nas mensagens do celular.
São totalmente dependentes do aparelho celular, incapazes de "estacioná-los" pelo menos durante o cuto tempo do encontro.
Este é um dos grandes desafios da catequese de hoje: tornar os assuntos de catequese tão ou mais interessantes quanto os assuntos abordados nas redes sociais ou na internet de forma geral.
Levá-los à compreensão do bom uso de todos os meios tecnológicos de comunicação que inclusive podem e devem ser usados para assuntos de evangelização.
É preciso orientá-los a usar de forma correta qualquer meio de comunicação que está à nossa disposição.
O bom uso poderá evitar mensagens abusivas ou de ameaças, perda de privacidade, violação dos direitos das pessoas e  dependência virtual. 
A nova tecnologia está aí para ser aproveitada da melhor maneira possível, sem alienação do mundo real.
O acesso à boa informação, rápida comunicação, amizades virtuais confiáveis, difusão de notícia e principalmente, o espaço net deve ser utilizado para tornar Jesus Cristo conhecido , amado e seguido.
É preciso que o catequista fique atento a esse novo comportamento dos nossos catequisandos de hoje para poder proporcionar assuntos que coloquem Jesus Cristo dentro do seu modo de ver e entender a vida.
 É a chamada vivência catequética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário