sexta-feira, 25 de maio de 2012

Silêncio e Palavra



“Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização”, tema proposto pelo Papa Bento XVI para o 46º dia Mundial das Comunicações Sociais

Palavra e Silêncio são duas vias opostas de comunicação, mas que usadas de forma equilibrada se entrosam perfeitamente. Assim coloca o Papa Bento XVI em relação à Evangelização.
Deve haver reciprocidade entre quem fala e quem escuta.Porque o silêncio também é uma forma de comunicação.
O silêncio nos coloca em atitude de comunhão com Deus e conosco mesmo. Quando ficamos em silêncio podemos ouvir nosso próprio coração e deixar entrar a luz de Deus
O silêncio é uma forma de oração muito propícia e apreciada por Deus.No silêncio Deus fala ao homem e este descobre a possibilidade de falar com Deus.
Temos necessidade do silêncio comtemplativo que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar mais próximo dele ,o ponto onde nasce a Palavra Redentora.
É na contemplação que nasce em nós o desejo de anunciar, de levar a todos o conhecimento das maravilhas de Jesus. É na contemplação que sentimos a necessidade de olhar para o próximo com os olhos do amor e levar-lhe o remédio para todos os males: Jesus Cristo.
È no silêncio que nos avaliamos e nos projetamos para uma nova forma de vida..
O silêncio também favorece “o ouvir” o outro, refletir sobre o que está sendo dito e formular sua própria opinião.No silêncio nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos melhor aquilo que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro e discernimos como nos exprimir.
A Palavra deve sempre encontrar um receptor, seja ele um leitor ou um ouvinte. Portanto o silêncio é um espaço para a recepção da palavra. Palavra e silêncio devem equilibrar-se e alternar-se. Não ocorrendo dessa forma a comunicação deteriora-se ou cria um clima de indiferença e a comunicação perde significado.
Educar-se na palavra e no silêncio, isto é, aprender a escutar, a contemplar além de falar é muito importante para os gentes da evangelização.: Sil~encio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da igreja para um renovado anúcio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.
Vale ainda ressaltar a necessidade de abarcar em nossa comunicação todos os meios de comunicação contemporâneos, especialmente internet e as redes sociais, lugares de presença massiva de nossa juventude e de grande parte do povo de Deus. Comunicar o evangelho e os valores do Reino de Deus nestes espaços proporcionarão aos batizados um primeiro contato com os valores da fé, e podem ajudá-los a usar de melhor maneira e de modo mais adequado todas as novas tecnologias que estão aí à nossa disposição.

Texto escrito com base na “Mensagem do Papa Bento XVI para o 46º dia mundial das comunicações sociais, acontecido em 20/5/2012

Trazendo para a vivência catequética é a 2ª parte desse post. Veja no post abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário