quarta-feira, 13 de junho de 2012

O santo do dia

Conheça um pouco da vida de Santo Antônio

E junho chegou trazendo promessas de muita alegria regada a música , dança e muita comida, aliada também muito frio e muita chuva. Mas nada que pudesse nublar totalmente o clima festivo que já perdura no ar neste mês dedicado às tradicionais festas juninas.
O país inteiro se prepara numa febril excitação para os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Já começamos o mês na contemplação do amor com o dia dos namorados seguido não casualmente pelo “Santo Casamenteiro”, o popular Santo Antônio.
O povo cristão sempre teve uma devoção entusiástica e cheia de confiança por Santo Antônio.
Através dos séculos ele sempre exerceu uma atração especial e misteriosa, a mesma que continua exercendo em nossos dias.
É considerado o Santo dos dias de hoje. Conhecia bem as falhas da natureza humana, a tendência de cada um de cair em pecado, por isso apela constantemente para lutarmos contra a inclinação para a ganância, o orgulho, a impureza e ao contrário praticar as virtudes da pobreza e da generosidade, da obediência e da humildade, castidade e pureza.
No início do seculo XIII, , no contexto do renascimento da cidade e florescimento do comércio, crescia o número de pessoas insensíveis às necessidades dos pobres. Por isso, Antônio repetidamente convida os fiéis a pensar sobre a verdadeira riqueza, aquela do coração que torna o homem bom e misericordioso e faz acumular tesouros espirituais.
Não há dúvida de que foi um grande e incomum pregador e verdadeiro intelectual da Idade Média.
Não apenas se empenhou em anunciar incansavelmente a Palavra de Deus, mas especialmente em aplicar essa palavra à vida dos homens.
Santo Antônio viveu e trabalhou numa época muito difícil e sob muitos aspectos bem semelhante à nossa. Uma nova classe social de banqueiros, mercadores, notários ,médicos ascendiam ao poder.
A burguesia era identificada como a classe dominante da época . Se lhe foram atribuidos méritos pelo avanço do progresso, também foram responsabilizados pelas mazelas da sociedade contemporânea.
Então, como em toda sociedade onde o poder é detido nas mãos de privilegiados, a classe menos favorecida sempre sofre as consequências.
Por onde quer que passou, Antônio não só pregou, mas também realizou a paz, a concórdia e o amor nas famílias e nas cidades.
À gente pobre da época, abandonada por todos, gente que nunca possuía o suficiente e que também não podia manter qualquer esperança para o amanhã, Antônio resgatou-lhes a dignidade ensinando-lhes também a solidariedade cristâ e a caridade fraterna como forma antiga e sempre nova de uma vida genuinamente cristã.
Santo antônio foi antes de mais nada, um conquistador de almas. Ele não se contenta em arrancá-las da corrupção e do pecado. Também insiste em estimulá-las a uma vida cristã corajosa e intensa. Guia-as através de um conhecimento mais atento e aprofundado das verdades reveladas e, de modo muito especial, através das confissões, da penitência e da eucaristia.
É por isso que tanto em sua vida quanto em nossos dias continua sendo um dos mais eficazes e indicados guias espirituais do povo cristão.
Possa Santo Antônio tão venerado pelos fiéis, interceder pela Igreja e especialmente por todos aqueles que se dedicam à pregação. Possa a homilia litúrgica ser uma apresentação eficaz da beleza de Cristo, assim com Antõnio recomendava: “Se pregar Jesus , Ele derrete os corações duros. Se o invocar, adoça as amargas tentações. Se pensar Nele, ilumina teu coação. Se O lê, Ele sacia tua mente”

fonte: Wikipédia
baseado no original que conta a história de Santo Antônio: https://sites.google.com/site/terradeimaculada/ 

outras informações.

 Santo Antônio nasceu em Lisboa, o que lhe vale também o nome de Santo Antônio de Lisboa.
Faleceu em Pádua em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.
A pregação de Santo Antônio não se limita a um determinado lugar. De Portugal ele passa para Marrocos e daí sucessivamente , para a Emília Romana, para diversos lugares do norte da Itália, para o sul da França e então novamente para a Itália numa atividade apostólica muito intensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário