segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Encerramento da Semana da Família

Caminhada pela paz

Uma caminhada pela paz nas famílias marcou o encerramento da semana da Família aqui em nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Echaporã.
Este ano, a Semana Nacional da Família, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abordou o tema “Família: o trabalho e a festa”, que norteou todas as atividades da semana.
Grande parte da população acompanhou a caminhada que teve início no mirante de Nossa Senhora Aparecida, às 18 horas da tarde de sábado, dirigida pelo nosso Pároco Pe. Antônio Boreck e pelo seminarista Tiago além de outros coadjuvantes.
Durante o trajeto fez-se algumas para paradas para reflexão e leituras , culminando com a chegada na praça da Matriz onde crianças da catequese do Crisma apresentaram uma dança  artística característica sobre o tema: Família.
O objetivo dessa caminhada é para que a população reflita sobre a paz , solidariedade e harmonia nas famílias além dos valores que devem ser cultivados e estendidos às escolas , local de trabalho e comunidade em geral.
A paz e a solidariedade são o grande legado que as famílias devem deixar a seus filhos que consequentemente se estenderá a toda nossa juventude e as gerações vindouras.
A paz é um grande estado de espírito caracterizado pelo equilíbrio entre os nossos atos e a nossa consciência. A busca constante de Deus, o norteamento de nossas vidas dentro dos princípios cristãos é que culminará neste climax final de paz e harmonia.
A família é e sempre será a primeira escola de fé, porque nela o testemunho dos pais fala mais que qualquer outra palavra, qualquer gesto ou imagem.
O amor a Deus é uma graça que precisa ser comunicada aos filhos, para que eles também façam essa experiência. Mas, o amor não se mostra com palavras ou com ideias. O amor é mostrado com e pela vida. Educar para o Amor só se faz amando no concretamente.
A família onde o amor deve ser uma realidade constante e crescente, é o melhor lugar para educar, mostrando praticamente o valor, a necessidade, a importância, a beleza do amor e de amar.
A família precisa de amor para ser bem estruturada.. a sociedade precisa das famílias para realizar a justiça e a paz, porque a sociedade é uma família amplificada.
“Falta o vinho em nossas famílias”. Este vinho é o amor. É preciso que cada membro da família se esforce. Que os pais assumam verdadeiramente o seu papel. Apesar de ser bem árdua a tarefa dos pais no mundo de hoje, não se pode desanimar. É necessária e urgente a ação dos pais.
O jovem é por natureza rebelde, quer ser independente. Desperta para o mundo e seus problemas e a tudo questiona.. Mas os pais precisam participar de suas vidas, sempre, com orientações,diálogo, atitudes exemplares e orações. Mesmo errando algumas vezes, ainda assim, os pais têm capacidade de orientar e ajudar os filhos. Não podemos deixar tudo por conta da escola, dos companheiros, da sociedade ou de sua própria solidão.
Viver em união dentro da família, muitas vezes não é fácil. Mas facilidade nem sempre é sinônimo de bom e com a colaboração de todos, atitudes atentas ao ensino da palavra de Deus, a missão família, com certeza, sairá coroada de êxito.

Vejamos algumas fotos do trajeto dessa bem sucedida caminhada pela paz .

parada para reflexão
O início da família.
Ainda no ventre materno, a criança já vai assimilando e sentindo  se é querida e esperada com amor....
chegada na praça da matriz
família de nazaré: modelo e exemplo para todas as famílias
apresentação teatral no coreto da praça
Mesa da partilha: "Dai-lhes vós mesmos de comer" Mt:14,16
crismandas atuantes na apresentação teatral



Nenhum comentário:

Postar um comentário