sexta-feira, 3 de agosto de 2012

II Encontro de Formação para Catequistas

LOCAL:- ASSIS                      DATA:- 28/7/2012
 DIRIGENTE PE. EDUARDO MORAES – DIOCESE DE ASSIS

TEMA:- ANO DA FÉ

  • O Papa Bento XVI considera que a causa dos problemas que a Igreja vive hoje devem-se a “uma profunda crise de fé”
  • São Paulo nos explica o que é a fé:- “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória de nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível” (Hb:11,1-3).
  • Muitos de nós procuramos sentir Deus quando estamos na missa, pela santa Eucaristia ou quando adoramos o Ssmo. Sacramento. Mas ao sairmos da igreja, todo o ardor passa Não há a vivência e a prática da fé
  • Não adianta a procura por missa agitada, retiros , acampamentos , shows de evangelização onde "apenas beira o sentimentalismo" e passado a emoção momentânea, acabam por cair no vazio. A fé precisa ser alimentada através da oração e frequência constante aos sacramentos. Ou corre-se o risco de viver apenas de eventos.
  • Os eventos devem ser “uma celebração da nossa vida de fé, mas muitos não perseveram.
  • A missão do catequista é levar a Palavra em nome de Jesus. Para isso ele precisa:
  1. tratar o deserto do coração
  2. Buscar a própria conversão
  3. Cuidar da fertilidade interior
  4. Buscar a renovação pelo Espírito Santo
  • O “Ano da Fé” surge com o intuito de reforçar a fé dos batizados em Cristo e levá-los ao anúncio com alegria e um novo ardor missionário.
  • O objetivo é fixar novamente os olhos em Jesus Cristo. Uma ocasião para redescobrirmos os conteúdos da fé professada, celebrada e pregada. É reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.
  • A proposta do papa é que todo cristão tenha a sua convicção e sua identidade na fé católica.
  • Para marcar o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, o papa Bento XVI convocou o “Ano da Fé” que vai de 11/10/2012 até 24/11/2013
  • O Catecismo da Igreja Católica, 20 anos depois de sua publicação será o livro do “Ano da Fé”.
  • O Ano da Fé busca que os batizados redescubram o Credo, oração que professa nossa fé.
  • O Ano da Fé é um convite a uma autêntica renovação e conversão.
  • Marcando o início do “Ano da Fé”, em outubro será realizado no Vaticano o Sínodo dos Bispos do mundo todo com o tema “NOVA EVANGELIZAÇÃO.

    O QUE È A NOVA EVANGELIZAÇÃO?
  •  Nova Evangelização não significa “novo Evangelho”, mas sim uma resposta adequada aos sinais dos tempos, às necessidades dos homens e dos povos de hoje e aos novos cenários.
      Apresenta 3 características:
    1. novo ardor
    2. novos métodos
    3. nova expressão
  • A “Nova Evangelização” se dirige principalmente àqueles que se afastaram da igreja, aos “indiferentes” ou seja, aqueles batizados mas não suficientemente evangelizados, à evangelização como atividade regular da igreja e do primeiro anúncio “ad gentes” àqueles que não conhecem Jesus Cristo.
  • Todas essas categorias, portanto , devem conviver no mesmo território.
  • O segredo último da Nova Evangelização é a resposta ao chamado à santidade de todo Cristão.
  • Vivendo sob o prisma deste século, reduzimos nossos valores, convicções e esperança ao nível estipulado pela sociedade. Termos como “pecado”, "santificação” “arrependimento” são tratados sempre de forma supercial e terrena. Muitos vivem como se Deus não existisse. Outros, insatisfeitos, não conseguem fixar-se em credo algum. Migram entre uma e outra instituição religiosa em busca da espiritualidade que lhes preencha o vazio.
  • Frente a esse atual cenário da secularização, os cristãos são chamados a “dar sabor evangélico aos grandes valores da paz, da justiça, do desenvolvimento, da libetação dos povos,do respeito dos direitos humanos e dos povos, sobretudo das minorias, como também da salvaguarda da criação e do futuro de nosso planeta."



Nenhum comentário:

Postar um comentário