domingo, 26 de agosto de 2012

Festa da 1ª Eucaristia



Manhã de domingo. Clara, ensolarada, mas ventosa e quase fria. Como é de costume, o primeiro compromisso matinal aos domingos é a missa da manhã.
Mas hoje, 26 de agosto, é um domingo especial.
É a festa da Eucaristia para as crianças que venceram mais uma etapa da caminhada de fé e irão conhecer a alegria de ter Jesus no coração. Agora podem dizer mais convincentemente que são de Jesus e têm Jesus no coração.
À porta da igreja, crianças em suas vestes brancas aguardam ansiosas pela coroação de sua 1ª etapa na caminhada com Jesus. Pais, familiares e amigos aguardam também ansiosos o momento da tão sonhada festa.
Afinal a 1ª Eucaristia, além de ser um encontro íntimo com o Senhor e uma ligação mais ativa com a Igreja,é também uma festa de família.  Dá continuação ao Batismo que os pais pediram.
O Batismo está orientado para a Eucaristia e a Eucaristia é a coroa do Batismo.
Todos nós catequistas, não só aqueles que cuidaram da preparação das crianças, também nos alegramos e nos consideramos parte dessa família como auxiliar na formação cristã de seus filhos.

Hoje, último domingo de agosto , também celebramos o “Dia do Catequista”, e quero deixar aqui minha homenagem a todos os catequistas que não medem esforços para ver seu trabalho coroado com êxito.
Já ouvi dizer que o catequista é como um alpinista. Ele começa na base da montanha e vai fazendo sua árdua subida. Vai cravando na rocha os pontos de apoio. A escalada às vezes é difícil, mas ele não retorna nunca. Seu objetivo maior é levar consigo crianças, jovens ou adultos até o ápice da montanha onde está o altar de Jesus. E só com muito esforço e determinação ele realizará seu intento.
Vamos encerrar o ano cada vez mais entusiasmados, enfrentando desafios mas nunca desistindo.
Acreditamos que na função missionária de catequizar, precisamos também saber experimentar a sensação de derrota quando pensamos nada ter conseguido ou estar sendo em vão nosso esforço e dedicação.
Mas mesmo que experimentemos a derrota, o coração forte ,vontade firme e amor incondicional  são qualidades imprescindíveis para não nos deixar desanimar. É preciso continuar para que se possa um dia dizer: “Missão cumprida!”
Vamos juntos procurar crescer a cada encontro catequético na esperança de um mundo melhor, mais humano e mais habitável.

"Ide e pregai o Evangelho", disse Jesus a seus discípulos. E neste momento, acredita-se, que estava iniciando com eles um trabalho de Catequese. Porque os catequistas são uma multiplicação dos discípulos."


O verdadeiro catequista tem a convicção de que é profeta hoje, comunicando a Palavra de Deus com seu dinamismo e eficácia na força do Espírito Santo" (diretório Nacional de Catequese)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário