terça-feira, 14 de agosto de 2012

Livre seu coração do lixo acumulado!

Um sorriso é fundamental na catequese!

Uma senhora pegou um taxi para o aeroporto. Estavam rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na sua frente.
O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigavel.
Indignado lhe perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!’
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de :

A Lei do Caminhão de Lixo.”

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo… respire e deixe o lixeiro passar . 
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustações.
Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
A vida é 10%  o que você faz dela e 90% a maneira como você a recebe!
Tenha um ótimo final de semana, Livre de lixo!

 REFLETINDO

E você, como anda o seu coração? Frustrações,   aborrecimentos seja em casa ou no trabalho, muitas vezes é difícil evitar. O que não podemos é permitir que tais sentimentos negativos interfiram no nosso dia a dia e em nossas relações. Na catequese mesmo, muitas vezas nos aborrecemos, seja com os catequizandos indiferentes aos ensinamentos da fé, seja com a incompreensão dos pais nem sempre presentes na vida dos filhos,  ou mesmo com a maneira com que é conduzida a ctequese em nossa paróquia. 
O catequista precisa ter sensibilidade para  melhor observar o comportamento das crianças ou jovens, respeitar a opinião dos pais sem querer impor suas convicções podendo assim melhor interagir com todos.
A sensibilidade é importante porque traz a emoção em trabalhar pelas coisas de Deus e saber como agir.
Não deixe seu coração acumular-se de "lixo". Ele é prejudicial a você e àqueles que o cercam. Vá para os encontros de catequese com o coração livre e leve . Antes de sair peça ajuda ao Espírito Santo e se proponha a fazer e dar o melhor de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário