quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Não vos conformeis com este mundo...




"Num mundo mergulhado em desespero, sim, ainda existe esperança!"



  "Construir a casa é construir a vida" , é o nome do post abaixo. Pode ser que muitos o conheçam, então atentem para a importante e profunda mensagem que nos faz refletir profundamente sobre como estamos construindo nossas vidas.
Foi usado como motivação no meu último encontro de catequese de crisma onde falávamos sobre evangelização e seus frutos.
Ultimamente nossa comunidade tem sido surpreendida com alguns acontecimentos que fazem a todos desacreditar numa sociedade mais humana e transformadora .
Nos dias atuais, impossivel não notar como a falta de compaixão, respeito, amizade e valor pela vida tem imperado na humanidade. Basta ligar a TV, sintonizar o rádio ,navegar na internet ou ler os noticiários nos jornais e revistas para percebermos como todas essas virtudes estão fora de circulação.
Mas quando o trágico e imprevisível acontece distante de nossos olhos, nos indignamos momentaneamente , comentamos sobre o fato e rapidamente voltamos à nossa rotina diária.
Enquanto não testemunhamos o fato realmente acontecendo ao nosso lado, com “irmãos” nossos, da nossa comunidade tão pequena e antes acolhedora e segura, nossa tendência é acreditar que “felizmente isso não acontece aqui”. Estamos a salvo.
Onde está aquela população tão confiante no seu vizinho? Aquela população livre para frequentar a praça onde as crianças podiam brincar e transitar sem preocupação com perigos hoje tão iminentes? Livres para deixar que seus filhos menores caminhassem até a escola sem ameaças de perigo algum?
E as rodas na calçada em frente a casa nas noites calorentas, para colocar o papo em dia, reforçar a amizade, combinar eventos e com as crianças brincando debaixo de nossos olhos?
Tudo ficou para trás. Cenas esquecidas, perdidas no tempo. Cenas de um passado que dificilmente voltará.
Hoje a cada dia mais reforçamos a nossa segurança. Trancamos as portas mais cedo e ficamos intranquilos até que nossos filhos cheguem da escola ou qualquer outro lugar que tenham ido.
A violência se alastra a cada dia. Onde foram parar os valores éticos e cristãos?
Prega-se o evangelho, mas não se coloca em prática. Fala-se muito em Deus, mas muitos o marginalizam. Frequenta-se a Celebração Eucarística, mas alguns também saem de lá vazios.
Não podemos apenas ser “mais um” nessa sociedade violenta de hoje. Deus chama a cada um de nós para “fazermos a diferença”.
Em Romanos 12:2, lemos:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.”

E a catequese , em contato com crianças, pré adolescentes e jovens, nos obriga a esse compromisso: Não deixar que a desesperança, o descrédito na humanidade tome conta de seus corações.
É muito triste e preocupante ouvir da boca de pré-adolescentes, quase crianças ainda, o desabafo: “o mundo está perdido” ou “Nunca haverá paz neste mundo” ou “ As palavras de Jesus não estão alcançando as pessoas” ou “A evangelização não está atingindo seu objetivos”
Não podemos perder a esperança de dias melhores. Uma pessoa sem esperança é um derrotado em antecipado. Não deixemos que pensamentos derrotistas sejam motivo para nossa estagnação.
Todos sabemos onde está a esperança: Ainda em Cristo e sempre em Cristo, no seguimento e obediência às suas palavras.

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt: 24, 35 )

2 comentários:

  1. Querida Edite, uma das minhas escritoras prediletas... srrss
    Amei sua postagem, tanto que indiquei no meu blog... Posso te dar uma dica, já dando...
    Coloque no sue blog a ferramenta "link para essa postagem", assim facilita a indicação de determinada postagem...
    Vá em Layout, no campo onde está escrito "postagens do blog", abaixo em "editar". Lá vc encontrará essa opção...
    Fica a dica! Beijo grande... Você é luz pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Olá Imaculada, suas palavras me estimulam, muito bom saber que consegui atingir o coração das pessoas. Visito sempre o seu blog e vejo que como eu também é se alimenta das Palavras de Jesus, passa-as à frente sempre na esperança de que esse mundo mude para melhor.Não é uma utopia falar em "esperança de dias melhores". Eles realmente virão, com a ajuda e contribuição de todos. Bjs no coração

    ResponderExcluir