terça-feira, 16 de outubro de 2012

O desafio do catequista nos dias de hoje


Na semana anterior chamou-me a atenção uma reportagem na TV.
Uma reportagem exclusiva sobre menores infratores mostrou que o percentual de internação em unidades de recuperação aumentou em 400% na última década. Em outras palavras: houve um aumento crescente e significativo da criminalidade praticada por menores. As casas de recuperação estão lotadas. Roubos, delitos, encrencas, sendo que a maior incidência recai no envolvimento em tráfico de drogas.
Uma realidade triste e dramática, além de preocupante.
Vivemos num mundo secularizado onde os valores que hoje imperam não são cristãos.
O relacionamento entre as pessoas deixou de ser fraterno, é muitas vezes interesseiro e mesquinho.. Impera o individualismo. É cada um por si. Vence a lei do mais esperto e mais forte.
Os meios de comunicação social nos bombardeiam todos os dias com notícias pouco animadoras. Cenas de degradação humana e de violência tornaram-se tão comuns que acabam por nos deixar indiferentes e “acostumados” com essa rotina como se tudo fosse normal , inevitável e aceitável..
Estamos perdendo a capacidade de reagir e se revoltar como se para tal situação de violência incomensurável não houvesse solução.
E é em meio a essa realidade descrita que O CATEQUISTA é chamado a formar cristãmente os catequizandos sob sua responsabilidade. Chamado a fazê-los conhecer e seguir Jesus Cristo, amando-o incondicionalmente e pondo em prática seus mandamentos .
O CATEQUISTA é chamado a ser uma resposta positiva num mundo onde o negativismo é uma boa desculpa para a acomodação.
Se achamos que não há solução, que não vale a pena tentar , não fazemos nada e continuamos levando a nossa vidinha comodamente enquanto tudo parece caminhar para o abismo.
Muito se tem ouvido falar de nossa catequese falha, que não atinge seus objetivos porque a raíz do problema está na família. Não discordo, mas se temos em nossas mãos essa ferramenta pronta, ou seja crianças, para serem limadas,pedras brutas a seem lapidadas, porque não investir nesse rico material com entusiasmo e sabedoria? Afinal essas crianças de hoje serão as futuras famílias de amanhã.E se queremos famílias bem estruturadas o investimento começa hoje.
O desafio é grande. Mas estamos dispostos a enfrentá-los não é mesmo?
O entusiasmo, a vontade de vencer, o idealismo, um coração com imensa capacidade de amar podem ajudar a curar este mundo tão doente.
Querido CATEQUISTA, você recebeu uma grande missão: Transformar em cristãos autênticos e convictos essa geração de crianças e jovens diante de um mundo de valores pagãos.
Seu testemunho e sua vivência podem ajudar a transformar o mundo!
JESUS CRISTO CONTA COM VOCÊ! CONFIE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário