segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Que devo fazer para alcançar a vida eterna? Mc 10, 17-30



O evangelho deste 28º domingo comum nos apresenta um homem em busca da vida eterna.
É muito rico e pela descrição parece combinar riqueza com vida decente.
Buscando a Jesus indaga: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
Primeiramente Jesus lhe lembra o caminho comum.Diz-lhe Jesus: Tu conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguem, honra teu pai e tua mãe. ( 19)
Mas o homem responde que já “tem observado” tudo isso desde a sua juventude.
Então Jesus o concientiza de que apens “observar” os mandamentos não é suficiente.
Para os judeus da época possuir muitos bens significava sentir-se muito abençoado por Deus, digno de sua amizade e merecedor do céu. Se o homem já possuia tudo, porque procurar outras coisas ensinadas pelo Nazareno?
Mas Jesus inverte o quadro. “É o pobre que tem a bênção divina. Não o pobre de bens materiais. Porque diante de Deus, pobre e rico têm o mesmo valor e dignidade.Mas o pobre de coração, isto é, desapegado de bens e de si mesmo.”( Dom josé Edson , Bispo Diocesano)
Deus não abomina a riqueza. A questão é não deixar que o dinheiro se transforme em absoluto senhor que leva as pessoas ao egoismo, ambição e desejo de sempre ter cada vez mais, esquecendo-se que “ser” é muito mais importante que “ter”.
É preciso o desapego dos bens materiais, não nos deixar escravizar pelos mesmos a tal ponto que se perde a sensibilidade para aqueles que sofrem. É não fazer do dinheitro a finalidade de nossa existência, fugindo do rumo ideal de viver, ou seja, fazer o reino de Deus acontecer para todos.
Não basta observar mandamentos religiosos, mesmo o respeito pelo outro e os de boa convivência social. Isto tudo é muito louvável e apreciado , mas o contato com Jesus deve nos transformar por dentro, tornando-nos capazes de assumir as mesmas atitudes de Jesus, que vieu livre e se doou gratuitamente pelos mais necessitados.” ( Pe. Paulo Bazaglia)
Então quando Jesus sugere ao homem desfazer-se de sua riqueza para segui-lo, ele fica triste, desiste e vai embora.
A mesma pergunta feita para Jesus, façamos também nós: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?
É bem verdade que Boas obras crescem a nossa fé, mas Jesus não pede ao rico que apenas dê esmolas ou faça alguma caridade para tranquilizar a consciência. Pede muito mais: Chama para segui-lo e agir como ele age.
A liturgia deste domingo nos convida a uma completa libertação do egoismo, não nos deixar escravizar pelo transitório, terreno e efêmero. A fugir do consumismo exagerado dos dias de hoje onde o comércio e os meios de comunicação nos sugerem possuir sempre mais, muitas vezes fugindo de nosso poder aquisitivo apenas por questão de status, acumulando coisas que nem sempre precisamos.
Voltemos o nosso coração para a Palavra de Deus e nela nos fortaleçamos para seguir o maior mandamento de Deus que é o amor aos irmãos , nos colocando a serviço daqueles que mais necessitam , buscando assim valores eternos , acumulando tesouros que a traça não corrói.


7 comentários:

  1. Olá, querida
    Fico imaginando a vida eterna pela de agora... vai ser muito melhor!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida.. trabalhemos para que isso aconteça...

    ResponderExcluir
  3. Que postagem abençoada!Amei!
    Deus te guie sempre!
    Abraços, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Volte sempre!Será sempre bem vinda

      Excluir
  4. A verdadeira evangelização,minha querida!Que o Senhor lhe abençoe!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tunim. Que prazer receber sua visita e seu carinho. Abcs

      Excluir
  5. Olá, querida
    Evangelizar ou não viver como Cristo Jesus...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir