domingo, 23 de dezembro de 2012

O verdadeiro sentido do Natal


Então, caros leitores, estamos há dois dias do Natal. Uma data muito importante do calendário litúrgico.
Natal é nascimento. Não o nascimento de uma pessoa comum. Jesus é o aniversariante. Deve ser dele todas as honras e glórias.
Natal é a história de Deus que se fez menino e se humanizou para vir até nós. Natal é a lembrança do nascimento Daquele que deu sua vida por nós. Celebrar Jesus é celebrar a Salvação..
O verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível.
João 3:16-17 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”
O natal é uma data festiva sim, pois é um dia para recordarmos o nascimento Daquele que viveu entre nós e que sacrificou a própria vida por nós no Calvário. Sem esse sacrifício não haveria Salvação.
Mas salvar de que? Por que razão? Para que? Podem perguntar alguns desinformados. Preocupamos nós com esse verdadeiro sentido do Natal? Estamos vivendo realmente todos os anos o Santo Natal?
Todo esse clima natalino que vemos nas ruas iluminadas, nas lojas cheias de artifícios para atrair o consumidor, palavras esfuziantes mas ditas automáticamente tornando-as vazias de significado , toda essa magia que nos arrasta pela beleza mas muitas vezes despidas do verdadeiro significado com certeza não interessa à Deus.
Nas luzes artificiais da cidade precisamos enxergar a verdadeira Luz. A Luz em meio às trevas, que muitos relutam em enxergar. Enxergar a verdadeira Luz é compreender o nobre e singelo mistério do nascimento do Salvador. É ouvir sua Palavra e também seguí-la. Porque Natal é conversão. Não tem sentido o Natal se não vivenciarmos o Amor, o desejo de conversão que leva através das ações à transformação de si mesmo e consequentemente transformando a realidade a nosso redor.
Entender que Deus enviou ao mundo seu próprio e único Filho, pelo poder do Espírito Santo, sem intervenção do homem, isso sim é Luz.
Eu vim como Luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (Jo:12,46)
Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a Luz da Vida”(Jo: 8-12)
Na troca de presentes, lembremos que Jesus é o nosso maior presente. E ao presentearmos uma pessoa querida seja da família ou uma fraterna amizade, lembremos dos gestos singelos de amor doação naquela noite Santa. Os Reis magos, pastores, animais da gruta, todos tiveram algo a oferecer ao Menino Deus. Ofereçamos também nossa vida.
Guiados por essa simbologia permitamos que Jesus faça parte de nossa vida entregando a Ele nosso coração e nossa vida como presente e façamos o propósito de quem se preocupa com o próximo e a ele também se doa em amor e solidariedade.
E que ao nos abraçarmos , beijarmos e nos confraternizarmos que seja realmente com sinceridade e amor, naõ apenas palavras vazias destituidas do verdadeiro significado natalino.
Meus votos , para você caro leitor , é que realmente possa ser alcançado por essa Luz.
A Luz de Cristo que deve brilhar por todos os dias do novo ano que está para chegar.

Infelizmente muitos celebram um Natal pagão onde  Jesus Cristo fica excluído.

2 comentários:

  1. O teu edificante pensamento resumiu o verdadeiro sentido do natal para nós.
    Abençoado dia para ti.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Lindo blog.
    Maravilhosa postagem.
    Jesus abençoe.
    Feliz Natal

    ResponderExcluir