quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vesti Azul, minha sorte então mudou...

VIRADA AZUL

Este mundo virtual é mesmo maravilhoso. Vejam que pérolas de fotos inspiradoras eu encontrei no blog da chica.
Chica tem um blog maravilhoso http://ceuepalavras.blogspot.com
onde mistura fotos de céus e palavras em forma de poesia ou em prosa. Vale a pena conferir.
visualize a imagem original aqui
O que te diz esse céu? Pergunta a autora, para esta foto tirada na “virada do ano”
Incrivelmente o que chamou mais minha atenção foi a beleza desse céu azul tão puro, sem nenhum traço de nuvem. Combinado com o colorido vivo das flores, o que me veio à mente foi uma antiga canção interpretada na voz do saudoso Simonal, cujo refrão diz:

תVesti azul minha sorte então mudou...Vesti azul, minha sorte então mudou...”תח
Com meu íntimo em clima de virada de ano, a expectativa diante do novo que nos espera, comecei a pensar:
Que bom seria se realmente o mundo fizesse uma "virada azul" e então tudo ficasse melhor e mais colorido para tantos.
Azul é a cor da paciência, harmonia e serenidade, além de tranquilizar o corpo e a mente. Ao usar o azul na virada do ano, a proposta é entrar em 2012 de maneira zen, mais tranquila e sossegada.
Mas não me refiro aqui à cor da roupa a ser usada. Falo no sentido figurado em que a vida das pessoas pudessem como num passe de mágica dar uma guinada e de repente no dia seguinte tudo seria claro e transparente sem manchas como esse céu da foto e colorido como as flores.Esta seria a “virada azul”.Tudo zen, as pessoas se amando e se respeitando...
Ao iniciar mais um ano civil faz parte de nossa cultura, desejarmos um “Feliz ano novo” demonstrando nosso entusiasmo diante do novo que nos espera.
Mas todos sabemos que nem sempre esse bom ano acontece, que a sorte pode virar, que muitos carecem de tanto para que o ano tenha essa aura maravilhosa que todos esperam.
O futuro já começou faz muito tempo e quase nada muda.
As alegrias não serão de todos e nem todos os sonhos irão se realizar.
No mundo de hoje está está difícil contar maravilhas a respeito de nossa vida rotineira, maravilhas que aconteçam no país e no mundo. Maravilhas em nossa comunidade. Maravilhas acontecidas em nossas famílias...
É quase impossível de se compreender e mais ainda, aceitar racionalmente a maldade das pessoas. Não só a maldade violenta que atinge o físico, mas a maldade que atinge o psicológico das pessoas. Tantas pessoas que poderiam fazer o bem e praticar a caridade, a tolerância  ao semelhante. A maldade praticada poderia ate mesmo ser evitada se refletíssemos o verdadeiro sentido de ser semelhante
O semelhante é o meu outro, é o meu próximo, é um como eu sou, um ser humano que também depende deste mundo para viver e sobreviver. O outro deve ser respeitado na sua totalidade como o eu deseja e quer ser respeitado em sua totalidade. Este é o maior mandamento de Jesus:  "Amai-vos um aos outros como eu vos amei” "permanecei  no meu Amor e segui meus mandamentos".
 O mundo parece ter se esquecido de Deus. “Engavetaram Deus”, li em um artigo. Não há mais necessidade Dele. Não há mais necessidade de seguir os princípios deixados por Jesus. Cada um traça o seu roteiro de vida, a busca pelos prazeres fáceis e aquisições não prioritárias. Prioriza -se o material. Esquece-se da parte espiritual. Perdeu-se o conceito de pecado. Tudo é permitido.
O que vemos é uma crescente onda de violência assolando o mundo,a falta de amor e caridade com o próximo, uma total falta de compaixão. Um total desrespeito e descaso com a vida não só humana, mas também do planeta e tudo que há nele.
  • a insegurança aumentando a cada dia,
  • a fome proliferando , o descaso com a saude aumenta a cada dia,
  • vidas são ceifadas por balas perdidas em razão da violência nas periferias
  • mortes por falta de atendimento médico
  • escolas profanadas, etc... e tc...
Ficaria qui enumerando linhas e linhas das necessidades do povo de Deus, mas palavras só não resolvem. Exemplos é que convencem. Embora esta "virada azul” pareça distante de nós, fuja ao nosso alcance pois envolve outras iniciativas mais abrangentes  e a ação dos governantes, procuremos “tornar colorido “ o mundo ao nosso redor e “vestir azul” a vida daquele que cruzar nosso caminho.
O mundo carece de mudanças. Se queremos mudanças temos que começar por nós. Para que haja transformação, transforme-se primeiro. O ponto de partida somos eu e...você.
Somos uma pequena gota no oceano. Mas de gota em gota temos um mar imenso. E de gota em gota podemos sim criar um mundo melhor à nossa volta.

FELIZ “VIRADA AZUL"

Coloque Deus em sua vida e seguindo os passos de Jesus, seja você o primeiro a fazer a diferença!





2 comentários:

  1. Que beleza.maravilhosa surpresa!!! Adorei ver aqui nesse teu lindo cantinho! Uma honra e escreveste muito bem... Tomara tudo pudesse virar no azul e ainda florido... Muito legal e só posso agradecer o carinho! beijos,vou acrescentar o teu link no post por lá.

    Tô levando!!rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Chica,que prazer receber sua visita tb aqui. Viu só como sua foto foi inspiradora?
    Só tenho a agradecer. Bjs e volte sempre.

    ResponderExcluir