segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Práticas do jejum

Como jejuar?

Embora católica e praticante, sempre tive dúvidas em como praticar o jejum. Nunca encontrei nenhum padre que explicasse com clareza sobre o assunto. Sabemos que atualmente a Igreja prevê dois  dias de jejum no calendário litúrgico: Quarta feira de Cinzas e Sexta feira Santa. Mas sempre fico com a dúvida:

 -como jejuar?
  -Seria ficar o dia todo sem se alimentar? 
-Seria passar a pão e água como Jesus no deserto? 
-Seria jejuar apenas de guloseimas ou privar-se de alguns alimentos  imprescindíveis na nossa alimentação diária.
 -Estariam dispensados do jejum pessoas idosas com mais de 60 anos?
 -Crianças em idade de catequese conseguem praticar o jejum?

Diante de tantas dúvidas e pretendendo abordar o assunto nessa semana Santa com meus catequizando, corri a pesquisar. Encontrei esse artigo muito esclarecedor do Pe. Jonas Abib, que me deu uma nova compreensão sobre o assunto.
 Transcrevo aqui uma parte do texto, mas um aprofundamento maior podem encontrar no site ao final do texto.


 
Práticas de Jejum
     Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
      Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.
     
      Abordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.
     

Jejum da Igreja

      Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
      Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.
      Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.

      O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.
      Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
      O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
      O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
      Para quem é disciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.
      Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.


 
Observações Finais

      Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
      Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.
      É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
      Se você não quer mesmo comer nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
      O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.
      Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo.
      Deus abençoe o seu jejum!

      Essa matéria foi tirada do livro "Práticas de Jejum" escrito pelo Pe. Jonas Abib!!!
  O artigo completo você pode encontrar no site abaixo.Vale a pena conferir e tirar suas dúvidas
 



É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão a da Unção do Espírito Santo.
Obs: esse texto foi publicado no ano anterior.  Estamos novamente na quaresma, tempo em que o jejum é uma das práticas da igreja. Tenho percebido que as dúvidas sobre o jejum são muitas, haja visto o número de acessos que teve esse post. 
Por isso a razão de publicá-lo novamente. É um texto muito esclarecedor  de fonte confiável, visto ser do Pe. Jonas Abib, e que poderá ajudar muitas pessoas a praticar o preceito apenas se disciplinando como diz o padre . 

  "Sabeis qual é o jejum que aprecio? diz o Senhor Deus:
É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
É repartir seu alimento com o esfaimado,
dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir maltrapilhos."( Is: 58, 6 e 7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário