quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bento XVI e a renúncia

Papa Bento XVI anuncia renúncia



O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28.
Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415.
O papa disse em um comunicado que está “plenamente consciente da dimensão do seu gesto” e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, a notícia foi uma surpresa.
Ele também explicou que, de acordo com o canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.
De acordo com o documento, um dos motivos da renúncia seria sua idade avançada. Bento XVI tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.
Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927 e é o pontífice número 265 da Igreja Católica e o sétimo Chefe de Estado do Vaticano.
O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Lombardi disse que o Vaticano espera escolher o substituto de Bento XVI até o final de março.
Durante o conclave, Bento XVI irá se mudar para a residência de Castel Gandolfo, ao sul de Roma. Após a escolha do novo Papa, ele deve ir para um convento.
O pontificado de Bento XVI começou em abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo II.


Extraído do site da Folha.com.br no dia 11/02/2013

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Espero você no Jacozinho do Senhor.
    Grande abraço e Deus te guarde!

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Ele por ser um religioso sério não aguentou as pressões são o aborto, o casamento entre iguais e desvios outros. Preferiu renunciar. Deus se agrada disso. Pelo menos não se tornou conivente.
    Abração.

    ResponderExcluir