sexta-feira, 15 de março de 2013

O Papa Francisco e a Expectativa do povo



É grande a expectativa do povo diante da eleição do novo Papa Francisco.
“Francisco, reconstrói a minha igreja”: como relata a história de Francisco de Assis, a eleição do novo Papa, também Francisco sem dúvida é fruto da Providência Divina, ação do Espírito Santo de Deus. E veio com certeza para reconstruir a Igreja de Cristo.
Neste momento crítico por que passa a Igreja o povo vê com os olhos da esperança a chegada do Papa Francisco, autoridade Pastoral máxima da igreja.
Perfil carismático, gestos de humildade, hábitos simples, despojado de atitudes arrogantes, de prontidão já conquistou a muitos.
Seu perfil carismático já é sinal de maior abertura para novos diálogos diante da realidade atual.
Um Papa que se identifica com o povo, que caminha literalmente no meio deles, que não se coloca como o “dono do poder”, mas com certeza consciente de sua responsabilidade e compromisso na condução da barca de Pedro.
Não se trata de esperar fórmulas mágicas, decisões surpreendentes que atendam às necessidades do mundo moderno.
“O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não hão de passar”, disse Jesus. Lc 21,33
Sem dúvida o Papa Francisco estará atento aos sinais dos tempos, a nefastos acontecimentos., e com certeza procurará dar uma resposta adequada às necessidades dos homens e dos povos de hoje, atento aos novos cenários.
Segundo palavras de D. Murilo Krieger, o Papa vem com o compromisso de “reconstruir “ a Igreja a partir da conversão dos corações.”
 
"Um papa latino americano virá revigorar a Igreja na missão de fazer discípulos em todas as nações.  Uma escolha que revela que a Igreja não está somente voltada para a Europa, manifestou a CNBB."

Citando palavras de D. Leonardo Steiner que diz: “Um homem muito simples, voltado para o povo e que poderá fazer algumas mudanças na Igreja, tornando-a mais ágil e mais presente. Não podemos mais ficar presos a estruturas do passado que não condizem com a realidade. Temos que ouvir mais, buscar participação”
E a presidente Dilma Roussef que acompanhou também com animosidade a eleição do papa Francisco disse que “o povo aguarda na expectativa a presença do papa na Jornada Mundial da Juventude”

Poderão conferir o vídeo com as entrevistas aqui


Frente a esse cenário de secularização, nosso Papa Francisco sabe de seu compromisso em chamar cada cristão a dar sabor evangélico aos grandes valores da paz, da justiça , do desenvolvimento, da libertação dos povos, dos respeito aos direitos humanos , sobretudo das minorias, como também da salvaguarda da Criação e do futuro de nosso planeta.
Cada cristão deverá contribuir para esse salto histórico na nossa Igreja, quanto às novas formas de evangelização.
Com um novo ardor missionário, novos métodos e nova expressão , vamos nós batizados redescobrindo os conteúdos da fé professada, celebrada e pregada, olhos sempre fixos em Jesus Cristo.



Um comentário:

  1. ESTOU ADORANDO SEU BLOG E COLOCANDO ALGUNS DE SEUS POST NO MEU, ESTOU COMEÇANDO, ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE. sercatequistas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir