terça-feira, 19 de março de 2013

Primeiro encontro/2013

ACOLHIDA

Na semana passada tivemos o nosso primeiro encontro de catequese deste ano.
Este ano minha turma continua sendo Crisma I e são apenas seis crianças.
Aqui em minha paróquia há alguns anos já se adotou a catequese em família, portanto os encontros são realizados cada semana na casa de um catequizando.
Devido ao pouco espaço físico estabeleceu-se grupos de no máximo 6 a 7 crianças para uma maior interação catequista e catequizando.
Apenas as turmas da 2ª fase do Crisma, e Catequese de adultos contam com um maior número de catequizandos e os encontros são realizados no centro catequético.
O 1º dia de encontro catequético do ano gera sempre muita expectativa. Tanto para crianças como para o próprio catequista.
Esse primeiro contato é sempre muito importante, pois o catequizando está te avaliando e cheio de perguntas no seu íntimo. Da mesma forma que o catequista está atento às atitudes e participação da criança/ adolescente, esta também está analisando seu interlocutor.
É preciso que o catequizando sinta-se amado e bem acolhido. Acolher bem é o primeiro sinal da presença de Cristo no encontro catequético..É importante que todo catequizando encontre um ambiente acolhedor ,fraterno e amigo, sendo reconhecido na sua individualidade sendo sempre chamado pelo nome. Assim participará com alegria e motivação, pois sentirá presente no ar o amor e a aceitação.
Cada catequista usará de sua criatividade para tornar este momento de encontro bem agradável e descontraído.
Alguns exemplos de cartões que poderão ser trocados entre as próprias crianças, cada uma se alegrando pela presença do outro.





 No meu caso, eu já havia feito uma pré visita às famílias respectivas e portanto já havia tido um primeiro contato com as crianças onde me apresentei.
Portanto, após uma conversa informal  para conhecê-los melhor também em nível de escolaridade, que considero importante também mostrar interesse nesse campo, iniciei com a  a troca de cartões e logo após fizemos a dinâmica escolhida.
Gosto particularmente da dinâmica das cores, pois além de descontrair traz conceitos importantes para ser praticado durante todo o ano de catequese.


Cada catequista deve adaptá-la a seu grupo, inclusive inserindo outras cores que despertem outros valores, pois cada grupo responde uma maneira. Tudo dependerá da habilidade e boa vontade do catequista.
Dependendo do grupo ,os conceitos adquiridos através da dinâmica podem variar.

Neste ano as crianças trouxeram ao grupo, após a dinâmica os seguintes valores a serem cultivados na catequese
  • Paz
  • alegria
  • respeito
  • Paixão ( apaixonar-se por Jesus Cristo)
  • conforto (em suas palavras)
  • renovação
  • Brilho (da Palavra de Deus)
  • Luz
  • Felicidade
  • RESPONSABILIDADE
  • consciência ( de que Jesus Cristo  é o caminho)
  • esperança
  • Poder ( da oração, poder da Palavra de Deus)
Se compararem com a mesma dinâmica feita no ano anterior, verão que  novas palavras surgiram.

Vejam a dinâmica das cores aqui

Obs: Os cartões são uma cortesia do blog jardimdaboanova.blogspot.com

4 comentários:

  1. Olá Edite, já ontem à noite tinha lido este seu "post" que adorei! Uma forma excelente de catequizar envolvendo as famílias! Desta forma ao abrangerem as famílias na catequese dos filhos nos próprios lares ajudam a que cresçam em simultâneo e ajude a que a partir da adolescência, não haja tanta dispersão, como verifico aqui. Os cartões são lindos e apelativos para as crianças. Ideias maravilhosas para divulgar a mensagem de Jesus. Bom trabalho catequético. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  2. Olá Ailime, obrigada pela visita e pelo carinho. Nosso pároco acredita muito na catequese em família. Claro que temos nossas dificuldades também, como todos na catequese. Mas vamos caminhando guiados pela mão de Deus e dando o nosso melhor. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não sabia que você tinha esse blog. Parabéns pela iniciativa! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. pois é Fábio, espero que vc tenha gostado e volte mais vezes buscar um pouquinho da Palavra de Deus por aqui.

    ResponderExcluir