segunda-feira, 29 de abril de 2013

Em que consiste o amor cristão?

" Onde não há amor, coloca amor e encontrarás amor."(João da Cruz, carmelita espanhol)

Essa frase tem um significado muito grande e verdadeiro.

Não podemos esperar ser amados. Não podemos nos lamentar por não encontrar amor. Nós, devemos colocar amor onde não há.

Essa iniciativa é característica de quem ama por Deus.

Se amo por mim mesmo vou de encontro aos limites de minhas preferências.

Se amo pelo outro, esbarro em seus defeitos e limites e me sinto incapaz.

Se amo cada um por Deus, este amor se alarga sem barreiras.

Cada pessoa é um ser único em sua semelhança com Deus.

Nós somos feitos para viver no amor ajudando-nos uns aos outros. Jesus nos ensinou o
caminho: "amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei" (Jo 15,12).
Solidários e caminhando em comunidade, seremos sinais de Deus para todos, felizes e realizados.
O amor fraterno é a essência do Evangelho.
O amor fraterno que Jesus quer de nós é o que mostrou na noite da quinta-feira santa. Ele lavou os pés dos discípulos, confirmando com gestos o que nos ensinara: "Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Todos hão de conhecer que sois meus discípulos , se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,34-35).

Quem não ama aos outros não ama a Deus. Quem serve não é menor do que o outro, porque o amor o faz maior.

Amar é perdoar, repetindo o jeito de Deus misericordioso que sempre nos perdoa.

Amar é reunir-se, pois Jesus nos quis vivendo em comunidade como sinal da realização do projeto de Deus.

Amar é doar-se; é fácil dar alguma coisa, mas é preciso aprender a doar-se sem nada exigir.

Esse é o amor que a morte não destrói.

O amor cristão é comunitário e solidário. O amor quer nos reunir em comunidade, onde podemos aprender a caminhar juntos dividindo alegrias e sofrimentos e ajudando uns aos outros pela partilha.

O amor não concorda com uma sociedade, onde há pessoas ricas cada vez mais ricas e pobres cada vez mais pobres.

Os sofrimentos dos irmãos que padecem injustiça, sem voz e nem vez como cidadãos, pedem de nós atitudes concretas de amor solidário.

O caminho do amor de Jesus deve ser o nosso caminho. Jesus viveu e ensinou-nos "as bem-
aventuranças" que devemos seguir e viver. 

Poderá também gostar de:

4 comentários:

  1. O Senhor Jesus resumiu os mandamentos em dois: Ele disse: amar a Deus sobre TODAS as coisas e ao próximo com a ti mesmo.Isto é colocar amor onde não existe, mesmo com os nossos inimigos declarados.E o bom é que o Senhor se agrada dessa nossa posição.
    Muito bom o texto.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. O amor cristão em nada difere do amor budista e nem do amor judaico e nem do amor islâmico. Amor é amor sob todas as definições. O que dificulta no amor cristão é a insistência e intolerância na pregação em amarmos a quem nos odeia, a quem nos faz o mal e os que mais pregam isso são os que menos o praticam. O budismo prega a não-violência, que não deixa de ser algo em que Cristo se inspirou, pois o budismo já existia séculos antes de Cristo. -- Amar a Deus sobre todas as coisas tem dado origem a muito mal, a maldades tremendas - tudo em nome do Deus que cada fé venera.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o título do texto " Amor Cristão," em nada discrimina o amor praticado por outras religiões ou seitas. Apenas eu, como cristã convicta quis colocar aqui o "mandamento maior de Jesus" , ou seja: "Amais-vos uns aos outros. O título poderia até ser "Em que consiste o Amor de Deus" visto que os ensinamentos de Jesus foram feitos em nome de Deus Pai. Concordo com vc que muiitos atos de violência são praticados irracionalmente em nome de Deus. Neste caso quem assim se comporta visa interesses escusos e não o amor verdadeiro que Deus espera de nós, sejamos seguidores de Cristo ou não.Como no caso dos Judeus e mulçumanos cuja crença é num único Deus. Para eles Jesus não passa de um simples profeta seguindo porém as leis do Alcorão e a Torá, livro sagrado onde estão as leis de Deus ditadas a Maomé. E dos quais tenho pouco conhecimento dos escritos,mas que sei q tb prega o amor e a boa convivência entre os seres do planeta.
      Abcs e obrigada por me permitir esclarecer sobre o assunto.

      Excluir
  3. Você nada tem por agradecer em poder esclarecer sobre o assunto, Edite; afinal o espaço é todo seu e se alguém deve agradecimento sou eu. Desculpa lá se meu comentário gerou algum incômodo... a interpretação de texto tem mais a ver com quem o lê do que com quem o comunica... e aqui ilustro.

    Nos EUA, fazer manicure é luxo... numa cidadezinha do interior custa 15 dólares... e depois de muito lutar e relutar, resolvi fazer as unhas durante seis semanas, a cada duas semanas, pra ver se eu deixava de roê-las. A manicure que me atendeu é novata e estava com as unhas todas encardidas como que sujas de alguns esmaltes escuros mal limpos, dando-lhe um aspecto nada profissional às mãos. Conversa vai e conversa vem, comentei que as unhas dela pareciam unhas de pintor; e o que houve de incômodo nisso? Eu me referi a pintor como quem pinta quadros... Da Vinci, Picasso, Monet, Manet, Portinari e por aí vai... a manicure tomou como eu a diminuindo ao interpretar pintor de paredes como se isso fosse de menos. Comigo e a manicure ficou esclarecido e espero que comigo e a evangelizadora também:) Agora, uma trívia:
    1. Quais os livros da Bíblia que têm apenas um capítulo?
    - Obadias, Filemom, II João, III João, Judas.

    2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
    - Lamentações, Jonas, Naum.

    3. Qual é o menor livro da Bíblia?
    - II João (13 versículos)

    4. Qual é o menor capítulo da Bíblia?
    - Salmo 117 (2 versículos)

    5. Qual é o menor versículo da Bíblia?
    - Jó 3:2 (7 letras)

    Não sei se a regra gramatical usada em inglês tb se aplica ao português... Bíblia é sempre escrita com letra maiúscula (e minha obs. nada tem a ver com seus textos).
    Paz

    ResponderExcluir