segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mentira tem pernas curtas


1º de abril- dia da mentira!!!!
 Porque será que instituíram 1º de abril como o dia da mentira?
Fui pesquisar na net e descobri várias explicações para a data. Mas nenhuma, segundo entendi, de fonte fidedigna.
Mas deixo aqui aos interessados no assunto, um dos links que melhor explicam a origem da data.
Quero me ater pricipalmente sobre a questão primordial do dia, que é “a mentira”
Que mal faz uma mentira, se foi feita por uma boa causa? “Eu não tive outra opção” podemos pensar. “Teria sido bem pior se falasse a verdade” No momento era preciso proteger a pessoa”
E assim, quantas justificativas vão sendo ditas para sustentar as pequenas mentiras do dia a dia.
Tanto nos justificamos que acabamos por nos convencer de que afinal mentir não é algo tão grave assim.
E alguns se acostumam tanto a dizer pequenas mentiras, que nem percebem mais quando estão mentindo ou dizendo a verdade.
Outros se convencem que não estão “mentindo”. Estão apenas “omitindo” verdades.
E então dizem orgulhosos com sua perspicácia: "Omitir não é mentir"
Mentiras podem trazer muitas vezes consequências irreversíveis para uma família ou comunidade. Outras podem afetar até mesmo a sociedade..
Mentira é sempre mentira. Não tem essa de mentira pequena ou mentira grande. Ou mentira para agradar. Nunca é bom fugir da verdade, porque segundo um ditado antigo, “mentira tem perna curta”. E a verdade sempre aparece.
Sabe, aquela mentirinha que você considera permitida e pede a seu filho ou irmão mais novo para dizer ao telefone que você não está. Já pensou que está passando a ele a ideia de que a mentira às vezes é conveniente e aceitável?
Mentimos porque não conseguimos expressar de forma clara, objetiva e direta o que sentimos, o que pensamos ou o que gostaríamos.
Quantas vezes fugimos de situações constrangedoras dizendo estar ocupados, cansados e até doentes. Para fugir de um compromisso, “mentimos” dizendo que vamos viajar, ou qualquer outra coisa.
Pois é, são essas pequenas mentiras aprendidas muitas vezes até mesmo em família , na orientação dos pais para os filhos, ou com seu exemplo, que formam a base do hábito de mentir. Um hábito que os próprios pais estabelecem, muitas vezes sem perceber a influência negativa que estão passando para seus filhos.
Vamos olhar para dentro de nós mesmos, rever alguns conceitos assumindo a responsabilidade por uma mudança, saindo do “conforto” das mentiras.
A verdadeira alegria consiste em viver reconciliado com a realidade própria de cada um, sem fugas, sem desculpas, sem falsas justificativas,sem mentiras.

E Você, já contou uma mentirinha hoje?



2 comentários:

  1. A bíblia nos ensina que devemos deixar a mentira. A verdade agrada a Deus. Pratiquemo-la.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. por que vc não ensina tricô pras meninas?
    se bem tricô foi uma atividade masculina na Antigüidade...
    Paz

    ResponderExcluir