quinta-feira, 4 de abril de 2013

Meu encontro de catequese dessa semana

ENCONTRO DE CATEQUESE PARA TURMA DE CRISMA I

Tema: ENVIA-ME... PARA FAZER O QUÊ?

INTRODUÇÂO
Recordar com as crianças o que já já havíamos conversado sobre o tema num encontro anterior.
Deus nos chama e nós devemos responder como no livro do profeta Isaías 6, 1-8 “ Eis-me aqui, envia-me”
Mas, você já pensou no significado dessa frase?
Envia-me... para onde? Para fazer o quê? Vocês podem estar a se indagar.

È preciso levar as crianças a refletir sobre o que o Senhor espera de cada um de nós.
Nossas crianças e adolescentes não vão se envolver em atividades transformadoras próprias de adultos .Mas é preciso que se eduquem na sensibilidade para detectar o que é justo ou injusto, certo ou errado, quer no campo pessoal, social ou familiar.
DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO

MOTIVAÇÂO

O grupo foi convidado a falar sobre a conversa proposta como atividade de casa: Observar à sua volta, seja em ambientes de sua vivência ou mesmo abordados na mídia, qualquer fato ou acontecimento que lhe chamasse a atenção, seja porque foi um bom aprendizado ou algo que o deixou perplexo ou foi contra os bons princípios.

Lancei então a pergunta: E então como foi a semana? Muito Santa? ( numa alusão à Semana Santa anterior)
Foi o suficiente para que começassem a falar com indignação sobre a briga entre dois alunos na saída da escola. Falaram sobre aqueles que ficam incitando as brigas em vez de impedi-las. Assim como também mencionaram que alguem tinha telefonado para a polícia, enquanto eu os encorajava com perguntas que os levavam a refletir sobre o certo e o errado, o desejo de vingança, a inimizade, o ódio, a repercussão sobre a presença da polícia na porta da escola, etc etc...

Nossa campanha da Fraternidade nos propõe o lema: “Eis-me aqui, envia-me” Com isso quer chamar a atenção para essas situações que precisam ser transformadas porque não estão de acordo com o projeto de Deus e estragam a vida das pessoas.

REFLETINDO SOBRE O ASSUNTO:

  • o que é melhor para os jovens
  • o que os próprios jovens podem fazer para que vivamos num mundo mais fraterno
  • como crianças e adolescentes podem se preparar para vir a ser jovens a serviço do projeto de Deus
Vamos fazer uma lista sobre aquilo que pode atrapalhar a vida dos jovens;
  1. ameaça das drogas
  2. exclusão por motivos de preconceitos
  3. violência que alguns sofrem ou praticam
  4. apelo ao consumismo ( ter sempre mais e melhor )
  5. falta de oportunidades para estudar ou trabalhar
  6. namoro sem responsabilidade


COMO PODEMOS COLABORAR PARA MUDAR ESSE QUADRO?

Não esquecer que a transformação começa dentro de nós. Impossível transformar o mundo. Mas podemos nos transformar e contagiar as pessoas com nossas atitudes.
  • Escolhendo desde cedo fazer o que é certo
  • crescendo com responsabilidade para ajudar outros jovens
  • observando o que se passa a seu redor e aprendendo a discernir o bem e o mal, o que é justo ou o que é injusto, o que é certo ou errado
  • ambicionar ser a cada dia uma pessoa melhor: em casa, na escola, na comunidade
  • Ter sempre em foco o estudo para um melhor amanhã.
  • Conversar com os adultos ( pais, professores, catequistas) sobre seus sonhos de um mundo melhor)
  • A confiança em Deus é fundamental, a fé embasada na Palavra do Senhor ajudará a não desanimar em momentos de dificuldades que porventura vier.

ILUMINANDO ATRAVÈS DA BÍBLIA

Eis-me aqui, envia-me!” Não pode ser dito apenas da boca para fora. É preciso assumir o compromisso de ser um jovem responsável e comprometido com a causa do Reino de Deus.
A Bíblia nos mostra isso. Vamos ler:

Mt 21,28-31: A Parábola dos dois filhos

Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha! O filho respondeu: Não quero! Mas mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: Sim, senhor, eu vou! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?

Aqui Jesus quer dizer das pessoas que fazem belos discursos para os outros, mas não dão  bom exemplo. Por isso Ele Diz: “Nem todo aquele que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. (Mt 7, 21 )

CONCLUINDO:

Deus não pede mais do que de fato podemos dar. Vamos sempre fazer o possível para construir o bem, amar e respeitar o próximo, cuidar bem do mundo tornando -nos assim a cada dia uma pessoa melhor. Seremos nós mesmos a ganhar com nosso aperfeiçoamento e assim agradaremos a Deus que nos quer felizes e vencedores.








6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu percebo uam onda preocupante: crescimento do consumismo. A galera compra, compra e compra para preencher o vazio interior.....Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão Fabio. Parece que hoje em dia só tem valor quem tem o melhor aparelho de celular ou outro item compatível em tecnologia. E por aí vai: é o tênis da moda, a mochila, a roupa de marca... etc etc... Nos, enquanto educadores procuramos sempre despertar a atenção da criança para o principal que é "SER" e não "TER"sem medida.
    Temos que nos destacar pelas nossas boas atitudes e nossos valores. Mas o mundo lá fora fala outra coisa. É uma competição desigual para pais e educadores...

    ResponderExcluir
  3. Lima Barreto disse [no romance Policarpo Quaresma] que "o Brasil não tem povo, tem público" . . . Essa frase, hoje, pode ser aplicada aos meios de comunicação, fazendo uma clara alusão de que somos, todos, espectadores do que a TV nos mostra, de que estamos sujeitos às programações televisivas que, supostamente, fazem tudo para atingir as classes menos privilegiadas, as classes "baixas". Mas, na realidade, os autores afirmam que o público não é vítima e, sim, cúmplice do grotesco. A TV mostra aquilo que o público quer ver. O povo quer ver na TV a festa, o espetáculo, o show que os remeta a lugares onde não podem ir, situações que não podem viver, enfim, a uma vida que eles não têm. Até meados de 1960 a TV ainda apresentava traços culturais, mas a partir daí incorporou a mídia de massa, a busca por audiência. Assim como o rádio, a TV se popularizou e se tornou um grande circo, que invade as casas das pessoas, oferecendo uma série de espetáculos que nada tem a ver com cultura, mas com o grotesco. E o que se vê hoje na TV, principalmente nos canais abertos (a grande maioria não tem acesso aos canais fechados – que também exploram o mau gosto) são dois tipos de programas: os chamados programas "de qualidade", que fingem ser culturais e os "grotescos" que exploram a agressividade, o feio. --Ana Cristina Farias, Estudante Jornalismo, Faculdade Dois de Julho, Salvador, BA
    http://www.zemoleza.com.br/gmini/trabalho4666.html

    . . . na interpretação de muitos de seus leitores, [Lima Barreto]encarna um dos maiores e inquietantes exemplos, não só do desencontro entre arte e mercado, mas das iniquidades sociais na história brasileira. . . . Escrever tinha finalidade de criticar o mundo circundante para despertar alternativas renovadoras dos costumes e de práticas que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos. Para ele, o escritor tinha uma função social.
    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lima_barreto
    "Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa."--Lima Barreto
    Paz

    ResponderExcluir
  4. Ainda hoje, acredito que escrever tem essa função social de não só criticar , mas apresentar alternativas de mudanças. também tem o sério papel de despertar nas pessoas o senso crítico e formar opiniões. E com razão, aos maus exemplos acabam infiltrando na sociedade se não soubermos discernir entre o que é bom e o que é abominável e desprezível, acabamos também contaminados.

    ResponderExcluir
  5. Preciso montar um encontro para catequese fase 02 (8 anos), referente ao evangelho Lucas 14,25-33. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, embora vc não tenha deixado seu nome , eu não poderia deixar de atender sua solicitação. No evangelho q vc citou, Jesus usa de palavras q muitos consideram duras , muito exigentes. Em se tratando de uma turma ainda em início de catequese, (8 anos) como vc citou, é preciso q vc faça uma interpretação do texto com palavras de fácil entendimento para as crianças e use de exemplos de fácil compreensão. Procure trazer o tema para a vivência de sua turma e tb trace os objetivos dentro das necessidades deles. Vou deixar um endereço virtual onde vc encontrará a explicação desse evangelho com palavras bem simples. http://pecarlos.blogspot.com.br/2010/08/xxiii-domingo-comum-lc-1425-33.html
      Você pode usar tb de dinâmicas que facilitem a compreensão do evangelho. Para isso vc pode clicar numa tag do meu blog "dinâmica" e com certeza vc encontrará uma que sirva.
      Também o site catequizar.com oferece vários modelos de dinâmicas que podem ser adaptados a seu grupo.
      Espero que tenha ajudado. Abcs

      Excluir