domingo, 21 de abril de 2013

Missa dominical e ...lista de presença!!!!

  Compartilhando...

Ainda continua sendo um grande desafio na catequese a presença de nossos catequizandos na missa dominical. Uma situação que incomoda a todos nós catequistas e também o pároco.
É como se nosso processo de evangelização fosse débil e falho.
Nós catequistas procuramos fazer a nossa parte, damos nosso exemplo de vivência na fé em comunidade.
Mas infelizmente fé não se impõe. Acredita-se e pronto.
Famílias que já adquiriram o hábito de missa dominical e ali buscam realmente seu alimento espiritual para a semana cumprem o seu papel e regala-nos os olhos ao vê-los fervorosamente todos os domingos acompanhados de todos os seus filhos desde o menorzinho até os mais crescidinhos .
Participam e trazem seus filhos porque são católicos conscientes que sabem dos benefícios colhidos com a participação da Santa Missa. Não é preciso cobranças ou algo parecido com o que temos presenciado nos últimos tempos em nossas igrejas.
Estou falando da estratégia usada para garantir a presença dos catequizandos e pais na Missa dominical.
Aqui em minha paróquia há anos tínhamos o tal álbum de figurinhas. A intenção era boa e surtiria efeito se realmente fosse colocado em prática.
A queixa dos catequistas era geral, pois não funcionava. Grande maioria ia à missa apenas para pegar o tal adesivo para colar no álbum. O objetivo maior era que durante a semana os pais estudassem com os filhos o evangelho da semana, ícone do tal “adesivo”. Daria para contar nos dedos os pais conscientes que acompanhavam seus filhos nesse estudo semanal e que consideraram uma grande perda a catequese abrir mão desse rico material. Como a grande maioria não aderiu à prática esperada, o material acabou sendo considerado inútil . Nosso pároco então abriu mão dele. Apenas acarretava gastos à paróquia.
E agora? O que faremos para garantir a presença de nossas crianças à missa dominical? Como receber Cristo na Eucaristia se o “desprezam” não ´participando da Santa Missa? Como receber o Sacramento do Crisma se não se aprofundaram ainda em conhecer Jesus Eucarístico?
Devemos forçá-los? Obrigá-los a comparecer? Que estratégia iremos usar agora ?

"Há quem pergunte se a participação na Missa dominical continua a ser obrigatória. Certo, a Igreja mantém o preceito da Missa dominical, como no passado. Mas a pergunta poderia trair um lamentável equívoco na compreensão do preceito.O acento não deve ser colocado como obrigatoriedade. Mas na importância e na beleza dessa ação de vida eclesial.
O acento não deve ser colocado como obrigatoriedade. Mas na importância e na beleza dessa ação de vida eclesial.
Ninguém afirmará que somos obrigados a amar, a nos alimentar, a cultivar bons hábitos de saúde...
Tudo isso, mais do que obrigatório, é condição para viver. Da mesma forma, a Missa dominical é condição para viver como discípulos de Jesus Cristo e membros da Igreja; sem isso, é difícil e até impossível manter a fé e cultivar a vinculação com a Igreja."
( Dom Odilo Scherer )

Então, se os pais não conseguem fazer com que seus filhos aos domingos pela manhã assumam o compromisso da missa dominical, mas querem que recebam os Sacramentos, não temos outra opção: vamos obrigá-los. Afinal não somos nós catequistas os orientadores da fé de seus filhos?
Pois então, regras devem ser cumpridas.
Quantos pais, não vestem seus filhos desde bebês com a camisa do time do coração, como se “obrigando-os” a amar o querido timão desde muito cedo ?
Não lhes dão a chance de escolha. Impõem.
Então, vamos impor também a presença na Santa Missa. Vamos “ensiná-los” na obrigatoriedade! Não é legal, não é correto? Concordo plenamente. Cristãos conscientes não precisam desse tipo de cobranças!
A meta da catequese não é a recepção dos sacramentos, mas primeiramente o amadurecimento na fé. E isso pode levar anos. Não é mágica. Mas se não encaminharmos...
Não temos opção: lista de presença neles!!!! 
 




este é o modelo que usaremos para registrar os encontros catequéticos e a Santa Missa
 
cada catequista registrará o comparecimento de seu grupo, colhendo sua assinatura


Alguém tem uma melhor sugestão? Deixem sua opinião!




24 comentários:

  1. Muito bom este texto! De quem é?! Ou de onde foi tirado?!...

    Mas bem, aqui na nossa comunidade temos o mesmo problema, só que esta idéia de fazer uma carteirinha de presença não vingou não! Agente conta mesmo com a ajuda dos pais que infelizmente muitas vezes levam as crianças na Missa não pela Missa em si, mas por causa do Padre que aos olhos deles parecem carismáticos ou aos olhos deles (os pais) vêm que a Missa das Crianças é um tipo de cirquinho montado no altar para prender a atenção dos filhos enquanto eles cumprem a "obrigação" de participarem da Missa de domingo e comungarem!

    ResponderExcluir
  2. E infelizmente quando não encontram isso na Missa as levam para outra paróquia por acharem o Padre de lá mais carismático com as crianças!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo! Em primeiro lugar obrigada por deixar sua opinião. Infelizmente, pelo que tenho constatado aqui entre os catequistas da net a situação se nivela em quase todas as paróquias. Isto não serve de consolo, mas sim como um alerta para as paróquias repensarem sua catequese. Se o problema é comum, penso que algo deve estar muito errado. Onde estaria a falha? Já se usou de tantos artifícios para manter pais e catequizandos interessados na celebração eucarística, que estão esgotadas as estratégias. Aq tb o "teatrinho de fantoche" não funcionou. Hoje tivemos dramatização tb e distribuição de chocolatesao final da missa. . Mas até onde isso irá parar? Será nossa evangelização falha ou o mundo tem ofertas mais prazeirosas que tiram o foco das famílias da pessoa de Jesus Cristo?
    Ah, e o texto é de minha autoria. Abcs.

    ResponderExcluir
  4. Eu digo de tudo isso uma coisa: lamentável. Tanto penso assim que o dia que eu tiver que usar um "caderninho" ou qualquer coisa parecida para registrar a presença dos meus catequizandos na missa, eu deixo de ser catequista. Uma coisa eu sei: não foi pra isso que Jesus me chamou!
    E tudo que a gente vem tentando para "curar" esse mal, parece "remédio" que se inventa apra doença crônica... acaba surtindo efeito por um tempinho... mas aí, o organismo se acostuma com aquilo e pronto! Acabou o efeito.
    Penso que temos é que agir é na causa do problema. No porque a missa não é como a comida, a água, o sono... que a gente PRECISA para poder viver.
    Hoje em dia se percebe que Deus, ou a religião, ou a fé e a manifestação dessa fé, não são "condições para viver". Manifestam-se como "condição" somente, quando o ser humano entra em alguma espécie de "angústia", desespero ou tribulação... aí é que se lembram que, se tudo o mais falhar, tem o Pai lá em cima para dar uma "força". Então: dá-lhe reza!
    Se é difícil levar adultos a praticar aquilo que pra eles "não é preciso", com as crianças, é pior ainda... elas não são hipócritas e não fingem gostar do que não gostam...
    Nossos adultos não foram devidamente evangelizados. E esse é o maior problema. E estamos transformando as crianças de hoje em adultos que, quando crianças, só iam a missa obrigados! Belo resultado teremos disso. Já se pode prever...
    Eu não obrigo meus catequizandos a ir a missa. Nunca obriguei ou disse que "tem que ir", sem dar um motivo muito bom.
    E posso dizer com certeza, nestes sete anos com turmas de catequese, tenho mais resultados assim, no vai QUEM QUER IR, do que no vai que TEM QUE IR!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua opinião Angela. Eu tb penso como você, pois nada que é obrigado surte o efeito desejado. Mais vale poucas crianças na missa que foram realmente porque ali sentem-se alimentadas espiritualmente e a celebração lhes traz prazer do que uma igreja cheia "na obrigatoriedade". Obrigá-los a comparecer apenas para cumprir regras é o mesmo que dar-lhes o aval para sentirem-se descompromissados após receber os sacramentos. Mas, enfim , embora eu não concorde com tal forma de conduzir a catequese, por enquanto não vou abrir mão dela. Pretendo continuar fazendo meu trabalho de conscientização de catequizandos e pais através dos encontros semanais e eventuais reuniões em família.

    ResponderExcluir
  6. Tempos atrás tínhamos esse tal controle por assinaturas, não vou elencar aqui os absurdos que aconteciam... sou testemunha viva de que ele não funciona... Hoje investimos na conscientização com os pais e catequizandos dando razões da importância da missa...Posso dizer que alcançamos nesse quesito, nossa conversão... Nada imposto, colocado goela baixo, desce legal... nem a missa!! Hoje, nem fico cobrando presença na missa, prefiro reforçar os motivos que temos pra ir... e coloco pra eles, minha experiência ao participar da missa... Outra questão...Sendo possível, tudo bem,seria ótimo, porém, o catequista não tem obrigação de participar da mesma missa que seus catequizandos... essa é tarefa dos pais e não nossa...não concordo que seja uma norma...(isso tudo, nós trabalhamos no primeiro encontro com pais, onde deixamos claro qual o papel do catequista, do catequizando e dos pais no processo catequético...
    Enfim, hoje em dia, quando vejo essa iniciativa de controle de missa, sinto um aperto no coração, e vejo como uma medida de desespero... A participação na missa é fruto de uma conversão, de um amadurecimento na fé... É quando o amor que sentimos por Jesus é tão grande,mas tão grande que queremos correr ao seu encontro... E isso tem que acontecer naturalmente...Semana passada, foi meu terceiro encontro mistagógico e falávamos da Eucaristia, e naturalmente, eles foram relatando, dentro daquilo que já conversamos o que observaram de errado na missa e principalmente na maneira de comungar...Vejo que temos que dar asas á nossa imaginação, aproveitando dos encontros para esse despertar... Bem, Edite, já passamos pela fase do cartão e se Deus quiser, aqui ele não volta mais...beijo grande, avante!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Imaculada pela sua participação. Estou colhendo opiniões e sugestões se por acaso alguem quiser sugerir. Por tudo que tenho ouvido já percebi q esta estratégia não funciona. Concordo com vc sobre o fato de que mais vale a conscientização do que a "obrigatoriedade". Pretendo levar as opiniões e xperiências colhidas na próxima reunião com catequistas. Abcs.

    ResponderExcluir
  8. Aqui não é obrigatório ,eu sempre que dou catequese tento alertá-los para a importância do contato direto com Jesus Eucarístico porque eu me sinto fortalecida quando vou à missa e comungo ,tento passar para a minha filha ,e se me peruntarem funciona? Sinceramente não sei porque ela mesmo criada na igreja pensa totalmente diferente de mim e do pai ,mas nós sempre a levamos e falamos da importância de alimentar nossa alma porque para o corpo temos os alimentos de todo dia e nossa alma? Como cuidar ,preservar ? Através da Eucaristia. Bem pra você ter só uma noção Edite a catequese da minha turma é Sábado das 6 as 7 da noite e as 7 a missa ,só vai minha filha e mais umas duas pessoas quando vão,eu tenho 16 catequisandos e os pais ? Só eu e meu marido desta turma ,é assim. Vamos obrigar ,adianta? Não ,infelizmente não mas é o que eu sempre digo se você não procura Deus no amor vai encontrá-lo na dor pode ter certeza. Eu prefiro que todos possam participar da missa por amor,porque na dor você somente se sentirá fortalecido aconteça o que acontecer,acho que a obrigação é dos pais e não dos padres ,dos catequistas,temos sim que fazer nossa parte bem feita que Deus nos ajude a fazer o melhor possível que nosso testemunho leve nossos catequisandos a Deus.
    Darlene

    ResponderExcluir
  9. Na comunidade em que participo temos a mesma dificuldade, os pais não valorizam a catequese, querem que os filhos recebam o sacramento, porém não nos ajudam na evangelização. Este ano estou trabalhando com a feira dos talentos (ideia que retirei de um blog), cada atividade feita, o uso da bíblia na catequese, a participação na Santa Missa, tudo isso tem um certo valor chamado talento, as crianças estão empolgadas, vamos ver o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girleide!
      que bom contar com sua participação. Fiquei curiosa com esse tal "talennto". Seria uma espécie de premiação? Poderia me falar mais sobre elel? Como funciona?
      entrei em seu blog, mas parece desativado. Bjs.

      Excluir
    2. Sim, de certa forma acaba sendo um modo de premiar; creio que é assim que Deus faz conosco, sempre nos abençoando. E a cada passo em busca da perfeição nos apaixonamos por Cristo e queremos cada vez mais permanecer com Ele. Desejo ardentemente que as crianças se apaixonem por Cristo e descubram que participar da Santa missa não é obrigação e sim gesto de amor e de gratidão a Deus.
      A Feira funciona da seguinte forma: a cada atividade, participação nos encontros, na Santa Missa vale um determinado do valor, no meu caso o valor para participação na Santa Missa é de 20 talentos, se a criança não se comportar durante a missa perde 30 talentos, esse último domingo percebi que algumas estavam mais atenta na missa. No final de determinado período você monta a feira com objetos como terços, medalhinhas de Nossa Senhora, apostilas, livros para pintar... as crianças vão comprar esses objetos com o talento que recebeu (único dinheiro válido). Se quiser pode meditar a parábola dos talentos, explicando que para multiplicar seus talentos, basta ter atitude de ser um bom cristão.
      * criei um novo modelo para os talentos, porque os que encontrei nos sites foram retirados dos blogs evangélicos, inclusive vi essa ideia no blog: http://lucianemaria.blogspot.com.br; não sei se ela modificou, pois nas cédulas dos talentos constam a sigla EBD.
      * se quiser envio para você o arquivo aberto do modelo que estou usando, basta enviar o seu e-mail.
      Quanto ao meu blog tem bastante tempo que não entro, pois o criei para postar artesanato, estou querendo criar outro voltado para catequese, porém ainda não consegui um nome legal.
      meu e-mail: girleidemelo@yahoo.com.br

      Excluir
  10. Obrigada pela sua participação. Concordo com vc . De nada adianta "obrigar", se a criança e os pais ainda não estão conscientes dos benefícios proporcionados com a participação na Santa Missa. Acaba a missa também caindo naquele exem´lo de "compromisso social. Tipo: eu vou para ficar bem com a catequista e receber meu sacramento sem maiores complicações. Não há aprofundamento na fé. Tb concordo que é melhor continuar com o trabalho de conscientização e esperar que eles e os pais sintam a necessidade de buscar crescimento espiritual na celebração eucarística assim como tb na comunhão.

    ResponderExcluir
  11. Sabe que estou fazendo um curso que agora no mês de abril estamos vendo o básico da liturgia e percebo que nem nós catequistas entendemos o que realmente é e acontece na missa, quanto mais nossos catequizandos.
    Neste ano na Catequese, cada 2ª domingo do mês uma turminha é responsável pela missa, e procuramos dar função a todos, meio que tá funcionando, pelo menos nesse dia eles vem e gostam muito de participar, mas ainda falta alguma coisa. Mas ja tive a experiência da obrigatoriedade e garanto não funciona.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa ideia de colocar as crianças para participar da liturgia. Coloca-os mais perto do misterio que envolve a celebração. Aq tb temos esse costume e o efeito tem sido bom. Mas ainda é preciso uma maior participação. A missa é para todos. E não somente p/ aqueles que se dispoem a participar da liturgia . Mas é uma maneira de trazermos nossas crianças à celebração.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Antigamente as pessoas frequentavam mais as missas aos domingos. Hoje não vejo isso com tanta frequência. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  14. Essa é a questão Fábio. Como fazer com que nossos catequizandos vejam prazer e benefícios com a participação na Santa Missa? Infelizmente o mundo de tantos atrativos que os jovens consideram mais prazeirosos os tem afastado da Igreja. Realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Sou contra aos cartãozinhos, sou contra a listas de presença e sou contra ao cantinho da catequese. Deixa eu explicar o que é esse "cantinho da catequese".
    Todo catequista acha que deve fazer algo que chame a atenção das crianças para irem a missa (todos não, exceto alguns catequistas). Com tanto desespero querendo apagar esse mau que acontece em quase ou todas as paróquias muitos acabam inventando álbum de figurinhas nas missas, listas de presença nas missas, e na nossa catequese inventamos um mural para expor na igreja alguns coloridos das crianças. Bem, fui o primeiro a inaugurar esse mural, minha turma coloriu o cartaz da CF 2013 e expomos lá, (no blog tem as fotos). A segunda catequista já fez o inverso da ideia, colocou no mural textos escritos pelas crianças relatando datas comemorativas do mês de abril (Tiradentes, dia da saúde). Quando olhei arregalei os olhos e pensei: É um mural para evangelizar ou um mural escolar?
    Bom, então vejo que o catequista frente a tantos desafios acaba descontrolando as vezes (descontrolando geral!kkkk), e percebo que devagar que se vai ao longe. Ao invés de cobrar dos meus pequenos ir a missa, eu digo a eles a maravilha que é ir a casa de Jesus toda semana (aos domingos), o catequista deve dar testemunhos, e ao invés de obrigar devemos convidá-los para as missas... Todo final de encontro faço duas perguntinhas básicas que são:
    - Sábado que vem é dia de? Todos respondem: - CATEEEEQUEEEESEEEE!
    - E amanhã (domingo)? Todos respondem: - Dia de ir a miiiissssaaaa!
    Simples assim, consigo colher bons frutos.
    PAZ E LUZ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È jonathan, tudo que a gente não queria era lançar mão dessas estratégias q vc citou no início de seu comentário. assim tb se posiciona nosso pároco. Mas nossas crs estão em fase de formação e precisam ser orientadas quanto à sua participação concreta e total na catequese para um real aprofunda,mento da fé.
      Visito sempre seu blog e já tomei conhecimento dessa estratégia do mural. mas como vc disse corre-se o risco de ssas "pequenas confusões".
      Ultimamente tenho agido como vc. Aliado à "obrigatoriedade" do padre procuro "convidá-los " à santa missa e depois investigar o que truxeram de bom dacelebração para aplicar durante a semana.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  16. Edite, aqui na minha paróquia nós tínhamos uma celebração com as crianças uma vez por mês, no sábado, no horário da catequese, justamente para que todas as crianças participassem. Bom, eu nunca concordei, pois penso que as crianças tem que participar da missa com seus pais. Então, depois de muito questionar, conseguimos com que a catequese tivesse uma "missa especial da catequese" para que assim, pais, catequizandos e catequistas pudessem participar. Agora continua sendo uma vez por mês, mais no domingo e é Missa. Nessa missa envolvemos as crianças e os pais em toda a celebração, desde a acolhida na porta distribuindo os folhetos e temos também as bolachinhas que são distribuídas às crianças depois da comunhão dos adultos. Diria que isso não é legal, mais não é imoral. Quanto
    a participação também não obrigamos, não temos lista de presença. Vamos tentando conscientizar os pais dessa importância nos encontros que temos com eles uma vez por mês. O encontro acontece no último sábado do mês e, já no primeiro domingo é a missa com as crianças. Aí, sim, "cobramos" a participação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glícia! Que bom poder contar com a sua participação pois o objetivo é mesmo saber a quantas andam as ações nas diversas paróquias. Aq tb já foi cogitada uma missa mensal para as crs . Mas ao final o padre achou melhor continuar com a missa das crs celebrada aos domingos 9 horas da manhã. Tem havido dificuldades, mas vamos por várias tentativa,s nem sempre as mais indicadas, procurando conscientizar crs e pais dos benefícios com a participação naa santa missa semanalmente

      Excluir
  17. Minha querida Edite é por isso que a IVC-Ja (Iniciaçao à Vida Cristã - Jovens e Adultos) tem que acontercer com URGENCIA !!!!!!!
    Nunca deixando de lado nossos pequenos,mas investir,lançar nosso olhar evangelizador aos jovens e adultos,pois os mesmos iniciados,reencantados ,a catequese domestica acontece e ai nao precisariamos lançar mão destes artefatos.A 2ª semana brasileira de catequese com seus documentos de estudos juntamente com o DNC,CR,DGAE,etc... vem nos mostrar bem isso...que catequese foi feita para os adultos... POIS JESUS FALOU AOS ADULTOS,AS CRIANÇAS ELE ACOLHIA E ABENÇOAVA... e isso acontecia pq a IVC-JA nos primórdios era vivida e experienciada. bjus carinhosos em vc e aos demais ,fiquem sempre com DEUS

    ResponderExcluir
  18. O problema da nossa catequese não está nos catequistas e nem no padre, o problema e os pais que não tem comprometimento, mandam seus filhos para a catequese e querem que nós catequistas (assim como os professores) façam "Milagres" pois você inventa de tudo e nada anima essas crianças/adolescentes, aqui fizemos trabalho de montar tapetes de Corpus Christi e nada de animar, tentamos fazer teatro e nada, e desanimador, agora vamos colocar carteirinhas de participação na missa e para não ter essa historia de que a criança perdeu vamos entregar aos pais, vamos ver o que vai dar, e mais uma estratégia que vamos implantar para ver se a coisa vai para a frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sempre assim. Estamos sempre procurando inovar e nada muda. Temos q achar um culpado e cd um defendd--se como pode. Obgdo pela participação.

      Excluir
  19. Olá sou catequista Meu nome é Nathália aqui na minha comunidade, somos também os mesmos problemas, pego bastante no pé dos meus catequizando do Crisma á participarem do sacramento da missa, mais é difícil, eles acham graça quando falamos á respeito da missa e quando cobramos.
    Por isso que este ano eu e minha irmão que também é catequista, vamos tomar uma atitude para que isso não se torne cada vez,mais uma deficiência em nossa comunidade, vamos tentar fazer uma carteirinha que comprova que o catequizando participou da missa na sua comunidade ou em outro lugar, tendo hora, dia e local onde participou da missa e na paróquia ou capela, tendo conter a assinatura de um padre ou catequista da sua ou de outra comunidade onde participou.
    Acho que essa medida dará.

    ResponderExcluir