domingo, 5 de maio de 2013

Buscando soluções na catequese


Em minha paróquia era costume a cada dois meses nosso pároco fazer um “encontrão” com os pais e catequistas.
Havia um momento de espiritualidade com reflexão de uma passagem bíblica e depois orientações aos pais e um bate papo onde o pároco em conversa animada procurava passar aos pais a necessidade de observar seu compromisso cristão na educação religiosa de seus filhos.
Talvez o dia e horário não tenham ajudado, pois houve nesse período muito pouca participação. E sabe como é. Infelizmente as coisas de Deus sempre perdem para outros compromissos sociais. E sábado é sempre dia de programas extra religiosos..
Assim sendo, a frequência foi decaindo de tal maneira que o pároco acabou por excluir essa atividade do calendário da catequese. E neste ano, ainda nada se falou sobre o assunto.
Fala-se muito da ausência dos pais acompanhando seus filhos à missa, fala-se de falta de compromisso cristão, fala-se de crianças que não levam a sério seus encontros semanais, pais que não aceitam as regras da catequese, etc..., etc... E por aí vai. Pais e catequistas sendo constantemente cobrados por tal desenrolar crítico na catequese.
Nós catequistas não temos varinhas mágicas e não fazemos milagres. È preciso que se faça algo de concreto no sentido de aproximar mais os pais da catequese de seus filhos.
Assim pensando eu resolvi agir por mim própria, buscando uma estratégia de aproximação dos pais das crianças do meu grupo.
Passei a sugestão à coordenação e vendo aprovada minha ideia, marquei o primeiro encontro com os pais dos meus catequizandos para esse ano neste último dia 30 de abril..
Não se trata de “reunião de pais”, mas sim de um encontro onde teremos um momento de espiritualidade e depois conversaremos sobre os valores e importância da catequese na vida de seus filhos.
Como acontece com os encontros semanais de seus filhos, o encontro de pais também aconteceu na casa de um deles numa conversa aberta e bem animada. .

Veja abaixo uma síntese do que foi  nosso  primeiro encontro de pais .

2 comentários:

  1. É isso aí Edite, saiamos todos nós dessa situação quietista... Quando começamos o trabalho com os pais aqui, fazíamos em plenário, em dia diferente da catequese do filho e fomos percebemos que não deu certo, assim, mudamos e percebemos que tem dado mais resultado, quando cada catequista trabalha com seus pais...Agora, acho interessante essa sua iniciativa, e foi bem assim que comecei aqui, com minha turma e depois fui passando isso como uma experiência positiva para toda catequese... O que precisamos mesmo é sair dessa situação de QUIETISMO... Falei sobre isso hoje, vc viu?? beijo grande... o bom desenvolvimento da turma, depende muito do grau de envolvimento/proximidade que temos com os
    pais... Fça isso e deixe que as outras turmas sejam contagiadas por vc...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Os pais são ausentes na vida escolar dos filhos e tal.. Também deve ocorrer o mesmo nesse processo de catequese. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir