domingo, 19 de maio de 2013

"Não vos deixarei órfãos" Jo 14, 18




Vinde Espírito Santo!

Diariamente invocamos o Espírito Santo de Deus:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso Amor”
Mas também, quantas vezes dizemos essas palavras tão automaticamente sem nos aprofundarmos na sua essência e força!
Esta invocação do Espírito Santo de Deus costuma ser usual em todo início de reuniões e/ou encontros de pastorais.
Mas, estamos realmente abertos à ação do Espírito Santo de Deus?
Hoje, durante a homilia da missa dominical, dia de Pentecostes, nosso pároco lançou essa questão.
Não adianta pedir a vinda do Espírito Santo de Deus se não estivermos de coração abertos à sua ação”.
Disse o padre: Não precisamos pedir a “vinda do Espírito Santo” . Sabemos que Ele se faz presente no meio de nós. Foi um presente deixado a nós por Jesus . 
Neste domingo, dia de pentecostes, relembramos o cumprimento da promessa de Jesus: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).
«Mas o Paráclito, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse.» (João 15:26)
Ao reassumir a glória que teve com o Pai desde a criação do mundo, para que os seus não ficassem órfãos ele enviou seu Espírito.
Se a segunda implicação era a de que os seus não suportariam a orfandade, segue-se um desdobramento: o Espírito Santo supriria o papel de Pai que ele havia desempenhado. Portanto o remédio para a orfandade do Senhor Jesus era - e ainda é - a presença do Espírito Santo.
Mediante o Espírito Santo os seus não foram apenas capacitados a desempenhar a missão que dele receberam, mas tornaram a desfrutar de sua presença e de sua paternidade.

Capacitados e protegidos, aqueles por quem morreu, desfrutam mediante o Espírito Santo, das mesmas bênçãos que os discípulos e os apóstolos desfrutaram tempos atrás.

Essa é mais uma das grandes bênçãos que o Espírito Santo nos traz. Bênção que quase não é lembrada em nossos dias confusos.
 
Clamemos sim que o Espírito de Deus venha fazer morada em nosso coração, mas estejamos realmente abertos a sua ação.
Que o Espírito Santo nos dê a coragem de enfrentar o mundo e suas vilezas. 
Nos dê o discernimento para saber distinguir entre o bem e o mal, a justiça e a injustiça e dotados de inteligência e conpreensão possamos levar a paz onde estiver instalada a discórdia e a prepotência.

Oração

Eu oro para que o Espírito Santo me capacite a usar eficazmente a Palavra de Deus contra o inimigo, a cortar toda escravidão e a libertar todo cativo de satanás, no poderoso e conquistador nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Eu me visto desta armadura, vivendo e orando em completa dependência de ti, Bendito Espírito Santo. “
Amém


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Está assistindo José do Egito? É uma minissérie bíblica bem interessante. Fala também do Jacó e tal... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir