quinta-feira, 6 de junho de 2013

Caminhando para a Jornada Mundial da Juventude


"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" Mt 28,19

Durante esta semana nossa paróquia está recepcionando a Cruz da JMJ ( Jornada Mundial da Juventude) e o Ícone de Nossa Senhora.
Após a missa solene celebrada no domingo de sua chegada, os jovens tem se mobilizado em conduzir a Cruz a cada dia para uma instituição educativa como as escolas, creches e também espaços como a rodoviária e a Câmara municipal.
Uma semana inteira de eventos como catequeses, missas, adorações , palestras e partilhas.
São os jovens e a comunidade toda obedecendo as palavras do Santo Papa João Paulo II , que ao confiar a Cruz aos jovens pediu: “Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)
Após a morte de João Paulo II, Papa Bento XVI continuou o legado deixado pelo seu antecessor e dirigiu essas palavras a um grupo de jovens alemães, na cerimônia de entega da Cruz e do ícone de Nossa Senhora:
"Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valoriza-la e medita-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso "sim" ao Senhor ao viver "a obediência da fé". Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus".
Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.
Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.
A peregrinação da Cruz e do Ícone é o caminho das igrejas particulares , dos jovens , para o Encontro com o Santo Padre, agora papa Francisco, no Rio de Janeiro nos dias 22 a 26 de julho de 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário