quinta-feira, 25 de julho de 2013

Homilia de Papa Francisco em Aparecida

 Papa diz o essencial em palavras simples


Um discurso que inclui o essencial em palavras simples. Assim o decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, o teólogo Paulo Fernando Carneiro de Andrade, avalia a homilia do papa Francisco durante a primeira missa pública celebrada por ele no Brasil desde que assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica.
Deixo abaixo alguns trechos importantes da mensagem do Papa Francisco em sua homilia, durante a missa em Aparecida:

 
Na missa celebrada hoje, Francisco disse que o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer são "ídolos passageiros". "É verdade que hoje mais ou menos todas as pessoas e também os nossos jovens experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", afirmou o pontífice.

  Para Franciso, é necessária uma "visão positiva da realidade" apara auxiliar os jovens a encontrarem seu caminho. "Eles [jovens] são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles precisam que lhes sejam propostos valores imateriais, que são o coração de um povo", afirmou.

O papa disse ainda que o cristão não pode ter "cara de luto". "O cristão é alegre, nunca está triste. Deus no acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida de seus filhos", disse o pontífice. "Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista, não pode ter cara de luto."

  Para o teólogo, a declaração do papa de que "o cristão não deve ter uma cara de luto" é particularmente importante porque mostra que ele avalia que os fiéis devem renegar posturas pessimistas. "Muitas vezes nós temos tido, na própria Igreja [Católica], uma atitude de crítica excessiva ao mundo que nos envolve e uma postura muito mais de luto, como se tudo estivesse errado e perdido", declarou.

 

Apaixonados por Cristo

Ainda durante a homilia, o papa afirmou que estar "apaixonado por Cristo" enche o coração dos cristãos de alegria. "Se estivermos verdadeiramente apaixonados por Cristo e sentirmos que ele nos ama, o coração se encherá de alegria e contagiará quem está do nosso lado. Nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser. O faremos com esperança, confiantes na surpresa de Deus e cheios de alegria. Assim seja", disse Francisco ao encerrar sua reflexão.


 "Deus sempre nos surpreende com o "Vinho novo", disse o papa Francisco.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? O Papa Francisco está saindo muito bem no Brasil!!!! Mas já estou cansado de ouvir nos telejornais a palavra simplicidade. Rs... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir