sábado, 10 de agosto de 2013

O TESOURO DO REINO



11 de agosto: 19º domingo comum

 Jesus nos convida hoje a ajuntar um tesouro no céu e a fortalecer a fé no Deus que deseja dar-nos seu reino.

Se, diante da violência, da tragédia, da doença e da morte, o medo paralisa, a confiança em Deus faz ir além, pois ter fé é dar espaço para que Deus aja em nós e nos outros.

Esse reino que Deus quer nos dar, nós o vamos descobrindo já aqui, à medida que nos decidimos a agir de acordo com aquilo que o Mestre nos ensinou, à medida que nos decidimos a ajuntar um tesouro que não é dinheiro e não são bens materiais, mas ações de bondade que levamos para a eternidade.

E as palavras de Jesus nos levam a perguntar onde estará hoje nosso coração. O coração, para o povo da Bíblia, representa o interior mais profundo, onde sentimos e sobretudo decidimos. Onde está o nosso coração? Que tipo de decisão tomamos no dia a dia? Que tesouro estamos construindo em nossa passagem por este mundo?

O tesouro de que Jesus fala é o próprio reino de Deus acontecendo em nós, quando agimos com fidelidade, na esperança do retorno definitivo do Senhor. Não podemos saber quando será nosso encontro definitivo com Deus, mas só com a lâmpada acesa da fé e preparados em atitude de serviço (rins cingidos) poderemos abrir-lhe sem medo a porta de nossa vida quando for o momento.

E então o Senhor entrará e transformará nossa vida num eterno banquete, que ele mesmo servirá. Deus resgatará então nossos gestos de serviço, pequenos que sejam, e, mostrando-se mais uma vez, ele mesmo, servidor, nos tornará plenos com sua graça.

Até lá, o desafio é continuar vencendo o medo que nos deixa paralisados diante da violência e do mal no mundo; até lá, continuemos vigilantes, em atitude de serviço e doação da vida aos mais necessitados. Felizes seremos, então, pois o Senhor terá encontrado o tesouro do seu reino em nosso coração.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

2 comentários:

  1. Edite, faz dias 'tô querendo comentar algo com vc... "O essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração."--A. Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe.

    Já comentamos sobre essa passagem lá no seu outro blog. E passei um tempo matutando sobre essa inspiração de Saint-Exupéry... fiquei pensando a fundo a origem do pensamento e ficou por isso mesmo. Dia desses, dei com João 12:40-41 que me levou a Isaías 6:9-10; Lucas 8:10; Atos 28:26-27 e pra mim que a inspiração de Exupry veio da Bíblia. E a única pessoa que poderá dar alguma importância a esse meu interesse é você.
    Paz

    ResponderExcluir
  2. "O desafio é continuar vencendo o medo que nos deixa paralisados diante da violência e do mal no mundo; até lá, continuemos vigilantes, em atitude de serviço e doação da vida aos mais necessitados. Felizes seremos, então, pois o Senhor terá encontrado o tesouro do seu reino em nosso coração." --Pe. Paulo Bazaglia, ssp (no post acima)

    Muito veio a calhar essa citação pq hoje à tarde, enqto tricotava uma manta pra recém-nascido, manta a ser doada, eu estava pensando em mensagens religiosas que possam ter caráter universal, i.e. independentemente da religião, a mensagem permanece para todas as religiões e vc cita uma passagem que não poderia melhor expresser meu pensamento. Qdo comecei a aprender tricô, eu o fiz com o intuito de fazer gorros e sapatinhos para recém-nascidos, pois todo hospital americano com maternidade, seja em cidade grande ou pequena, precisa dessas doações e tudo é muito bem organizado. Obrigada pela mensagem do post.
    Paz

    ResponderExcluir