segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Reunião de catequistas- Tema para reflexão




Catequista nota 10

Ser catequista nota 10, deveria ser a meta de todos aqueles que se dedicam a tão nobre tarefa de catequizar.

No mundo pós moderno a cada dia catequistas , catequizandos tomam consciência que é preciso ter mais qualidade eliminando acomodações e melhorando a qualidade na caminhada da catequese.

Já não se aceita mais o catequista “morno”, aquele para quem tanto faz como tanto fez. Diante da nova era onde informações são mais rápidas, onde as notícias chegam galopantes exigindo da criança uma hiper atividade, nós catequistas não podemos ficar alienados, mas sim procurar desenvolver nossa capacidade de interagir com essa clientela mais exigente.

Li certa vez em um artigo, dito por uma irmã que o catequista antenado é aquele que “tem a Bíblia em uma mão e o jornal na outra”. Uma forma sutil de dizer da obrigação do catequista estar sempre bem informado. Sempre procurando se reciclar através de encontros de formação, leituras, pesquisas, etc...

Uma parcela dos catequistas tem interesse em conhecer os fatores que aumentam a qualidade da catequese. Uma outra parcela desconhece ou não aplica por diversas razões os princípios e métodos sugeridos pela catequese renovada.
Muitas de nossas comunidades podem apresentar um desempenho abaixo do padrão de qualidade por falta de oportunidade. Não têm acesso aos meios que poderão proporcionar uma melhor qualidade na catequese.
O catequista nota 10, faz-se de maneira progressiva . Perfeição é uma qualidade que passa longe do ser humano. Mas para isso devemos nos esforçar. Crescer espiritualmente , sempre, como nos pede Jesus em Mt 5,48 :
Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu”
Em Lc,2, 52 lemos: “Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens”
Determinação, uma outra qualidade que o catequista deve cultivar, conforme Ap3,16: “porque você é morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca.”
Também a Santidade, o catequista deve buscar, conforme lemos em Ap 22,11:
O justo pratique a justiça; o santo continue a se santificar!”
Lv 11,45: 19,2 : Sede santos, porque Eu sou santo”


 No post abaixo o leitor poderá encontrar os 10 elementos que podem ajudar na conquista da nota 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário