domingo, 3 de novembro de 2013

Ser Santo nos dias de hoje



 É possível ser santo nos dias de hoje?
 O que é buscar a santidade?

 Quando pensamos em santidade pensamos sobretudo nos altares e pedestais. Pensamos nos mártires que entregaram em sacrifício suas vidas a Deus, perseguição. Estaríamos preparados para esse tipo de vida? 
 Pensamos também na vida de pobreza e entrega total a Deus como São Francisco de Assis, Santo Antônio e outros santos da igreja dos quais conhecemos a vida de doação total.

É hora de acordarmos e assumir a santidade proposta pela igreja e pelos evangelhos nos nossos dias. É preciso entender que é possível exercer a santidade nos dias de hoje, apesar do mundo conflituoso em que vivemos.

Podemos deixar marcas na vida daqueles que nos rodeiam, nas nossas amizades, na família na comunidade. 


Isto é ser santo : é tratar o outro da maneira com que queremos ser tratados , é ser bom e compreensivo dentro da família e comunidade, é querer bem a todos, sem discriminação. É não julgar, acolher também o pecador, o pobre, o indigente. É amar a Deus e ao próximo.


Ser santo é mostrar para os jovens e adolescentes que apesar das facilidades do mundo de hoje , seguir o caminho certo é sempre a melhor opção., pois nós teremos em troca aquilo que escolhemos. O amanhã depende muito de como vivemos hoje.


Já diz a Palavra de Deus queestreita é a porta que conduz ao Reino de Deus, mas larga é a porta que leva ao caminho da perdição”. Seguir Jesus, portanto, exige renúncia.


Concluímos então   que os santos de “ontem”são aqueles que nos servem de exemplo. São aqueles que viveram imensamente o amor de Deus e que nos serve de referência.

Citando exemplos de pessoas santas nos dias de hoje, lembramos Drª Zida Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, falecida recentemente , mas que grande benefício trouxe às crianças e mães com a eficácia do soro caseiro que reduziu consideravelmente a mortalidade infantil no país e no mundo. Assim como também outras medidas efetivas dentro da Pastoral. 

Falamos também do inesquecível João Paulo II, grande promotor da paz, modelo de santidade, irmã Dulce, recentemente beatificada..


Que fique claro que é perfeitamente possível levar uma vida de santidade hoje. 
Coloque Jesus em todos os momentos de seu dia e o leve a todos os lugares. 
Santidade não é fuga do mundo, mas transformação da realidade triste em que vivemos.
 Quantas pessoas santas, muitas anônimas não vivem hoje neste mundo dando seu exemplo de caridade e vida de amor e doação a Deus e ao próximo.

Vamos seguir o caminho que Deus traçou para nós, através de sua palavra. Ele espera que cada um faça o seu melhor.



Jovens, não desperdicem sua juventude. Vivam intensamente sabendo que podem curtir a vida, mas sem serem curtidos por ela. Levem a vida com alegria, mas não deixem a vida vos levar...Tenham certeza  de que vocês podem ser os santos de hoje, os santos de calças jeans, como dizia João Paulo II .




 

"muito obrigada por seu comentário.
 Ele é muito importante para o crescimento deste blog"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário