domingo, 29 de dezembro de 2013

Missa da Sagrada Família




COMENTÁRIO A LITURGIA DOMINICAL


Textos: Eclesiástico 3, 2-6.12-14; Colossenses 3, 12-21; Mateus 2, 13-15.19-23
P. Antonio Rivero, L.C. Doutor em Teologia Espiritual, professor e diretor espiritual no seminário diocesano Maria Mater Ecclesiae de São Paulo (Brasil).

Ideia principal: Esse Menino que nasce em Belém nasce numa família humana, que é modelo para todas as famílias.

Aspectos desta ideia:
Em primeiro lugar, nos perguntemos como vivia esta família humana de Jesus:.
  • Unidos na oração e na obediência a Deus: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito ... retorna à terra de Israel”. Unidos no amor mútuo: “levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito”.
  •  Unidos no trabalho, na dor e nas provações: “…porque Herodes vai procurar o menino para o matar” (Evangelho). Um programa para as famílias de hoje.
Em segundo lugar, nos perguntemos como vivem algumas das nossas famílias hoje.
  • Umas, unidas na oração, no amor e na dor. Outras, nem tanto, experimentando a separação, o divórcio, vivendo como se Deus não existisse e se deixando levar pelo canto das sereias, deixando as janelas da afetividade abertas de par em par aos novos ares de libertação, ou abrindo a porta do coração a piratas intrusos que pretendem somente destroçar a barca matrimonial e familiar.
  •  Famílias que vivem por motivos de interesse, ou de mera convivência civilizada, e não na fé, na oração e na certeza de saber que são amadas e abençoadas por Deus com um santo sacramento.
Finalmente, nos perguntemos como deveriam viver as nossas famílias, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.
  •  Deus no centro. O amor como motivação e coroa. A dor como prova para exercitar as virtudes teologais e olhar para o alto. 
  • Os filhos honrando os seus pais, não lhes causando tristezas, obedecendo-lhes (segunda leitura) e cuidando deles na velhice (primeira leitura). 
  • Os pais revestidos de respeito e amor entre eles, e de bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão, amor para com os filhos e piedade e gratidão com Deus (segunda leitura).
Fonte


Para refletir
  • Pais de família: parecem com José? 
  • Mães, parecem com Maria? 
  • Filhos, parecem com o Menino Jesus? Meditam juntos sobre o Quarto Mandamento da lei de Deus, tão bem explicado no Catecismo da Igreja Católica nos números 2217-2218?

 ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS

Deus, nosso Pai, vós quisestes habitar numa família humana.
 Abençoai os pais , as mães , os filhos  e filhas. Protegei nossas famílias dos males e perigos. Ajudai-nos a promover nas famílias em todos os lares de nosso país, os sentimentos e os propósitos de união , amor generoso, fidelidade permanente e perseverança constante na vossa graça. Amém!



Um comentário:

  1. Gostei do post!! Um Ano Novo repleto de saúde, serenidade e shalom do Pai.
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços fraternos e Feliz 2014.

    ResponderExcluir