quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

De volta à catequese...





 Bem Vindos... catequistas e catequizandos!

Bem, queridos catequistas, as férias estão terminando. Estamos prestes a retornar. Um novo ano de catequese nos espera. 
Nem posso dizer que parece que foi ontem que entramos em férias, porque para falar a verdade eu particularmente penso que entramos em férias até cedo demais.
Os encontros terminaram bem antes do final de novembro. 
Como já ouvi algumas catequistas dizerem, época de Natal em que poderíamos preparar melhor nossas crianças para a chegada do Menino Deus e estávamos já todas em férias. Livres para alçar voo pelos “shoppings “ da vida.  
Um fator da catequese que precisa ser melhor avaliado
Acontece que o catequista compromissado com a causa do Reino de Deus está sempre muito antenado com tudo que vê, ouve ou lê, pronto a captar novos conhecimentos que levará com certeza para seus catequizando. 
O bom catequista  está sempre em processo de aprendizado.
Um outro item que precisa ser reavaliado na catequese é a presença dos pais e catequizandos na missa dominical.
Por mais que testemunhemos com nosso exemplo, com nossa participação às solenidades da Igreja e vários outros eventos, não conseguimos atingir grande parte dos pais. Estes continuam enviando seus filhos à catequese apenas como um dever social ou sentindo-se “obrigados” a comparecer à missa até que seus filhos recebam os sacramentos.

E durante as “ferias “ então fogem em debandada da Igreja. 
Férias dos encontros, férias de Deus...
Soldados de Cristo , desertando , abandonando seu compromisso com Deus...
Aos domingos , muitos bancos vazios, poucas crianças também participando. Até mesmo aqueles que “pareciam” fiéis seguidores bateram em retirada.

Bem, mas retornando a Catequese, tudo parece voltar ao normal. Acabam-se as “férias de Deus”...
Menos mal, não vamos desanimar diante desse pequeno fracasso. Deus nos quer fiéis e entusiasmados com a missão.

Façamos como Jesus orientou: "Quando não formos bem recebidos, retiremos a poeira das sandálias e continuemos a caminhada"...Sempre haverá alguém pronto a nos ouvir!

3 comentários:

  1. Oi Edite! Você me visitou no De Bem com a Vida, mas eu tenho também um blog de evangelização e vou te acompanhar aqui por lá. Hoje está dando um "erro" não estou conseguindo colocar os links nos meus blogs favoritos, mas vou fazê-lo! Ser catequista é uma missão das mais elevadas! Deus abençoe e o Espírito Santo derrame unção sobre você e suas crianças! Um domingo abençoado Tetê - http://ma-nan-cial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tetê , que bom vê-la por aqui. origada pelo carinho. Aguarde que vou tb visitar sua página de evangelização. Bjs. Bfds.

    ResponderExcluir