segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de Reis: hora de retirar os enfeites natalinos


Padre Gabriel ,do Seminário  Xaveriano explica relação entre os enfeites natalinos e a chegada dos Reis Magos

Reportagem:
Hoje, dia 6 de janeiro, é Dia de Reis, uma das figuras bíblicas mais intimamente ligadas à tradição religiosa do povo. E para esclarecer algumas dúvidas e curiosidade sobre essa data o padre do Seminário Xaveriano, Gabriel Guarnieri fala sobre o assunto.

Jornal Correio – Qual o significado do dia de Reis?
Padre Gabriel - O simbolismo dos Reis Magos está ligado às festas do Natal. Deles nasceu praticamente a tradição do Papai Noel. Os presentes dados nessa ocasião reproduzem que os magos do Oriente, depois de cumprida a rota que lhes indicava a estrela de Belém, prestaram a Jesus na gruta onde ele nascera. Os três magos se chamam Belchior, Gaspar e Baltazar. Eles simbolizam também as três únicas raças bíblicas, os semitas, jafetitas e camitas.

JC – Qual a ligação do dia de Reis com a retirada dos enfeites natalinos?
Padre Gabriel – Isso se dá geralmente porque a tradição do nosso povo com as festas de final de ano se encerrava com a chegada dos Magos, em 6 de janeiro, e os enfeites representam uma festa portanto é necessário retirá-los.

JC – Qual o simbolismo dos presentes entregues pelos três Magos ao menino Jesus na manjedoura?
Padre Gabriel - No presépio os Magos encontraram os animais e os pastores. Inspirados pelo Espírito Santo curvaram-se diante do filho do carpinteiro de Nazaré e depositaram ao pé da manjedoura que lhe servia de berço, os presentes: ouro, incenso e mirra. Presentes que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei, e grão de areia que cresceria e derrubaria o ídolo de pés de barro, símbolo das grandes potências que se sucederam no domínio do mundo.

JC – O que os três Reis Magos simbolizavam?
Padre Gabriel - Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel. A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos desígnios de Deus e que devem, como os magos despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.

JC – Qual o significado da ‘Bifana’?
Padre Gabriel - A ‘Bifana’ é a mamãe noel para algumas crianças. Segundo a lenda a ‘Bifana’ era uma velha que no dia de Reis saía pelas ruas das cidades a entregar presentes aos meninos que tivessem sido bons durante o ano. Os presentes eram somente dados no dia 6 de janeiro e nunca antes. Isso acontece ainda em algumas regiões ma Itália.

Lenda não bíblica
Segundo o Padre Gabriel, existe uma lenda não bíblica de quatro magos. Ele conta que três magos chegaram ao destino final e um se perdeu no caminho. Os três primeiros chegaram até Jesus com presentes para entregar ao menino, o mago que se perdeu chegou sem nada. Mas, mesmo sem presente o último mago recebeu elogios apenas pelo fato de ter chegado ao seu destino para adorar o menino na manjedoura. “Essa história mostra que não são apenas os ‘poderosos’ que recebem elogios, mas as que tem boas intenções também”.


Fonte

4 comentários:

  1. O presépio está muito bonito :) E gostei da entrevista :)

    beijinho grande, boa amiga

    ResponderExcluir
  2. Oi Edite, como foi de Natal e festas? Espero que tudo bem. Agora vamos voltar aos trabalhos com o blog e com os Catequistas Unidos? Passe lá no blog e pegue o novo selinho. Fique de olho pois teremos novidades em breve.
    Paz de Cristo!
    http://www.catequesenanet.com.br/2014/01/catequistas-unidos-vamos-acordar.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Parece que na Espanha o Dia dos Reis é mais importante do que o Natal. Li isso em algum lugar. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Fábio. Em alguns lugares da Europa os presentes são distribuídos no dia de Reis, dia em que tb é feriado. São as tradições de cada lugar.

      Excluir