sábado, 22 de fevereiro de 2014

O perfil do catequista de iniciação cristã

Catequista!

És chamado a ser uma pessoa convertida, evangelizada, entusiasmada.

Pessoa de oração diária, que fez a experiência do amor de Deus e dá catequese como um ato de amor.

És chamado a refletir em teu rosto a alegria, o entusiasmo, o encantamento por Jesus Cristo, seu reino e sua Igreja.

A transmitir uma experiência de vida, não uma teoria, nem uma doutrina racional e vazia.

Tua alegria vai tocar, convencer, inflamar, atrair as pessoas ao seguimento de Jesus. Quanto mais alegria tiveres, tanto mais a tua catequese será agradável e convincente. A alegria é sinal da fé, manifesta a experiência feita do amor de Deus e o desejo de comunicá-la. 
 

És chamado a ter fé, competência e metodologia, mas a transmitir tudo isso através da alegria. 

És chamado a fazer a experiência do amor de Deus, mas não para guardá-la só para ti. Jesus te convida a partilhá-la com os irmãos.  Este teu amor vivido despertará o coração dos ouvintes. Quanto mais amares a tua sala, os teus catequizandos, tanto mais vai cativá-los no amor de Deus. Por teu intermédio os catequizandos sentirão a alegria de descobrir que são amados por Deus. 

És chamado a mostrar quanto amor Deus tem por nós, dando-nos Jesus na manjedoura, na cruz e no sacrário. A dar a conhecer essas grandes provas de amor que são sua morte e ressurreição.

Através de ti, todos conhecerão esta carta de amor que é a Sagrada Escritura.

Ensinarás que os sacramentos são gestos, abraços e beijos do amor de Deus.

 Poderás fazê-los entender que até o sofrimento, enquanto chance de conversão e crescimento, é também amor de Deus, advertência e providência de Deus para o nosso bem.

Através de ti, poderão conhecer a nossa Igreja como mãe amorosa que nos acolhe, batiza, crisma, perdoa, alimenta e reza por nós.

És chamado a compreender que a catequese é um ato de amor de Deus e da Igreja para nossa felicidade e salvação. 

És chamado a dar uma catequese com amor e por amor e com alegria, para suscitar no coração do iniciante  a esperança de ser melhor, o desejo de mudar, a aspiração de se converter e se salvar

 e de ajudar os outros a descobrir  este amor. 

Tu, catequista da Iniciação Cristã, és chamado a ser homem e mulher de oração, a fazer diariamente a meditação da Palavra de Deus, num ritmo de silêncio, de escuta, de oração pessoal.

És convocado a permanecer na “escola da Palavra” para interiorizar a mensagem e comunicá-la com ardor.

És um contemplativo que transmite o que armazena em teu coração. “A boca fala do que vem do coração”.

És chamado a fazer acontecer a catequese apostólica: “Chamou quem Ele quis, para estar com Ele e enviou-os a evangelizar” (Mc 3, 14-15). 

A Igreja espera de ti competência: deves ser uma pessoa que estuda, faz cursos, tem o hábito de leitura, procura cultivar-se. Deves ter pedagogia e metodologia de ensino, imitando o Mestre Jesus. 

Deves ser humano, isto é, ter cuidado, carinho, amor, ternura e responsabilidade pelos catequizandos. Ter um amor exigente e levar a sério tua missão.

Catequista, és convidado a ser pessoa que é capaz de conviver e partilhar e formar comunidade, uma  comunidade a exemplo dos primeiro cristãos. Que possas ajudar a dar um testemunho de amor para que todos possam exclamar:

- Vejam como eles se amam! Eu também quero participar desta comunidade!

Catequista, foi por tudo isto que Jesus quis te escolher e te convidar para estar com Ele e te enviar em missão!
Jesus te ama, acredita e confia em ti!   

2 comentários: