quarta-feira, 5 de março de 2014

As cinzas do carnaval e as cinzas da igreja

As cinzas do carnaval e as cinzas da igreja

 O que é a Quarta feira de Cinzas?
Receber as Cinzas no início da Quaresma não é apagar os pecados e abusos cometidos na festa do Carnaval. Antes, deve ser um compromisso de vivência cristã todos os dias de nossa vida.
 A quarta-feira de cinzas é o fim do carnaval e o começo da Quaresma. Uns rasgam as fantasias. Outros “rasgam o coração”.
 Se acaso havia relação entre carnaval e cinzas, (pecado e arrependimento), hoje não mais.
 Uma coisa sucede à outra no calendário por razões históricas. Não há interdependência espiritual. Sempre foi errado pensar que receber cinzas apagaria os pecados e abusos carnais da folia. 
A religião não é “conta bancária”: créditos e débitos. Findo o carnaval o débito seria bem alto e o rito das cinzas uma espécie de “acerto de contas” com Deus.
 Talvez haja sim quem aproveite os estertores do carnaval se esbaldando até a quarta-feira e misture as cinzas dos bailes e desfiles com as da Igreja. Seria esse um gesto de sincera conversão ou apenas crendice inútil? Nossa maior desgraça é uma só: afastar-se de Deus e viver de modo incoerente o seu amor. 
Portanto, nenhum ritual exterior purificará alguém dos gozos e excessos dos dias em que “tudo parecia permitido”.
Seja um verdadeiro cristão, e não um hipócrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? A página está desconfigurada.... Não consegui deixar comentário no post mais atual. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir