segunda-feira, 3 de março de 2014

O cristão pode participar do carnaval?



A alegria é uma necessidade básica do ser humano. Povos, raças e culturas das mais remotas origens encontraram formas para exteriorizar esse desejo. Cada país, de acordo com sua cultura e costume, possui suas datas festivas. Porém, o grande problema dessas festividades, assim como o Carnaval, é que, após os dias de festa, muitos voltam à vida real amargando desilusões e arrependimentos, pois já não podem mais usar a máscara. É hora, então, de fazer um balanço.


Fé e consciência limpa são inseparáveis na vida do cristão, inclusive durante essas festividades. "Tudo o que não procede da fé é pecado", ensina São Paulo (cf. Rm 14,23). A fé é a luz que ilumina a consciência e a confirma nas convicções morais. Por isso a pergunta não deve ser: "é pecado pular Carnaval?".
É bom lembrar que : "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém"





Quem se guia pela consciência do que é bom, digno e justo, possui um "faro moral". Sabe posicionar-se, escolher e decidir onde, como e com quem se divertir ou não.

Não passa, pois, de preconceito — às vezes de má fé —, achar que a religião é contrária à alegria, levando os fiéis à tristeza. O Evangelho é uma mensagem alegre e feliz! Dele nos vêm as festas religiosas, as celebrações e solenidades festivas, as comemorações de datas e fatos históricos.

A alegria cristã é autêntica, simples e espontânea. Mobiliza os serviços de caridade e fortalece o ser humano em suas angústias e sofrimentos. Inspira todas as artes e os costumes sadios e nobres.

Nada disso se encontra nas diversões barulhentas, superficiais, cheias de dissipações e desregramentos morais. A alegria carnavalesca é, em geral, uma cortina de fumaça que esconde o vazio do espírito, o desencanto consigo mesmo, as frustrações da vida!

Apesar da folia contagiante nas ruas, quadras e salões, o fim do Carnaval é triste. Não porque é o fim, mas pelas inúmeras perdas que sofremos por nossas próprias escolhas. Por isso, escolher viver bem um Carnaval com Cristo é a melhor opção para se divertir e não ter preocupações posteriores.



Fonte: Canção Nova

 
Festejar o carnaval de forma cristã é algo recente. A cada ano cresce o apelo aos cristãos para festejar os 5 dias do feriado de forma saudável e construtiva. Então, os movimentos pastorais das igrejas católicas ou evangélicas se esmeram para isso.
Planeja-se então os tão falados carnaval com Cristo” “Alegria com Cristo” “Folia com Cristo”, etc...
Uma das finalidades é promover a evangelização dos jovens que poderão se divertir junto com amigos e familiares de uma forma saudável e num ambiente agradável. Tudo seja feito longe das drogas, do álcool e da banalização do sexo .
Apenas regado com muita música animada com ritmos alegres e descontraídos, muito louvor e alegria.
Uma opção para quem não curte o carnaval tradicional, mas quer se divertir aproveitando o feriadão. Aproveitar esse tempo, que mostra a face alegre da igreja, com louvores e adoração ao Senhor é um jeito novo de evangelizar e ser evangelizado.
Seja um cristão a dar seu testemunho de vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário