domingo, 30 de março de 2014

'Sou a Luz do mundo " 4º domingo da Quaresma



 "Por isso, enquanto eu estou no mundo, sou a Luz do mundo". Jo 9 ,5

No Evangelho deste 4º domingo da quaresma, o evangelista nos leva a refletir sobre a Luz e a cegueira.
 No vivenciar a Palavra de Deus, verificamos nossa vida prejudicada não só pela cegueira física, um mal de nascença ou adquirida, mas também pela cegueira espiritual. 
No texto Jesus cura um cego de nascença. Daí a curiosidade e especulação dos fariseus e outros que presenciaram o milagre. 
Mas Jesus disse: 'Eu sou a Luz do Mundo".' Vim a este mundo para os que não veem , vejam, e os que veem se tornem cegos"
Na cura deste cego, Jesus abre-nos os olhos também  para a cegueira espiritual em que muitas vezes nos encontramos.  Vemos, mas não enxergamos a Luz de Deus, sua bondade e sua verdade explícita em suas Palavras.
 Não existe cegueira pior que a cegueira espiritual. Quando a cegueira envolve nosso ser , nós só conseguimos enxergar aquilo que queremos enxergar.  Enxergamos de forma limitada.Vamos buscar "o alimento" em fontes escusas. 
Assim nos comportando não somos capazes de enxergar a profundidade do Amor de Deus, não somos capazes de ver a mão de Deus agindo em nós. Vemos tudo de forma superficial, deixando de lançar um olhar ao nosso redor e vislumbrar a necessidade e a importância do outro em nossa vida. Tornamo-nos indiferente à dor alheia.
 A cegueira espiritual nos torna egoístas , perdemos a sensibilidade em perceber o alcance daquilo que fazemos ou falamos para outras pessoas. Ficamos destituídos de compaixão pelo próximo.
É para isso que Jesus veio ao mundo: para abrir os olhos daqueles que estão cegos.
 Aproximemo-nos de Jesus , Luz do mundo, e peçamos a Ele que abra os olhos e nos permita ser mais sensíveis a tantas realidades  ao nosso lado e sobretudo capacite-nos a enxergarmos a sua Vontade  e agir positivamente a favor de seu Reino.

Jo9,1.6-9.13-17.34-38

Nenhum comentário:

Postar um comentário