terça-feira, 15 de abril de 2014

Dinâmica do perdão e gratidão- Catequese

Esta dinâmica é ótima para ser feita em preparação para a confissão de Páscoa.
No meu caso, alguns já se confessaram e funcionará mais como um reforço para conversão e aproximação de Jesus, contemplando seu sacrifício na Cruz
Mas pode ser feita também em outras épocas do ano tendo em vista que Jesus espera de nós conversão diária.


A dinâmica: perdão e gratidão

Objetivo: 
Estimular a reflexão e a oração, a partir do instante em que se reconhece o sacrifício de Jesus por nós.

Materiais:
01 vela em um castiçal
01 crucifixo

Como fazer:
Após conversar com as Crianças sobre o sentido da SEMANA SANTA e a Páscoa da Ressurreição Peça  que as crianças pensem  em silêncio o que gostariam de pedir perdão a Jesus, olhando-O na cruz, diante de tamanha dor e sacrifício para nos salvar. 
Façam uma reflexão em torno do que a cruz representa para nós e como o gesto de se entregar por amor é único e vem de um Deus que verdadeiramente ama os seus filhos.

Ao olharmos a vela acesa, vamos  pensar nas infinitas coisas que temos a agradecer a Jesus por sua ressurreição e por nossa libertação. Resgatamos mais um vez o sentido da Páscoa e partilhamos a importância da mesma.

Na prática, depois de prepararmos as crianças, peça que passem  a cruz e a vela. Ao olhar para a cruz, cada catequizando deverá pedir perdão por algo que ofendeu a Deus e ao próximo. Ao segurar a vela, todos devem agradecer a Jesus.

A dinâmica é muito interessante, as crianças devem falar espontaneamente a partir do coração. Pedir perdão, sinceramente, valorizando o sacrifício da Paixão. Alegrar-se, rejubilar-se, ao olhar a chama da luz, que nos lembra Cristo, luz do mundo.

Observação: as crianças podem fazer um círculo e ir passando o crucifixo e logo após a vela. O catequista pode ajudar usando sua criatividade e elaborando pedidos de perdão, caso eles se mostrem tímidos em falar. O importante é não forçar. Há crianças que se inibem e ficam com dificuldade em expor seus pensamentos. Seja perceptivo.

Ao final, pode-se cantar um cântico como: Deixa a luz do céu entrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário