sexta-feira, 18 de abril de 2014

Meditando a Paixão de Cristo



  • A Cruz de Jesus é um grito contra a violência no coração do ser humano”

A maldade, a violência , a falta de compaixão é fruto do coração egoísta e individualista do ser humano

Oremos:
Oh Deus, ajuda-nos a sempre olhar para o próximo como um nosso irmão a quem devemos todo respeito e amor, devendo tratá-lo na fraternidade e solidariedade.
Que meu espírito seja sempre de compaixão pelo meu próximo e que eu possa sempre que necessário suavizar-lhe a caminhada nem que seja apenas com minha presença amiga .

  • Verônica num gesto de compaixão e bondade “enxuga o rosto de Jesus”..
Quantos irmãos e irmãs não presenciamos também enxugando as lágrimas de sofredores, curando-lhes  as “feridas da alma. 
Quantos exemplos já não passaram por este mundo: Madre Teresa de Calcutá, Papa Paulo II, Zilda Arns , Irmã Dulce... E assim tantos outros que nos servem de exemplo em colocar o próximo aos eu lado, como se ao próprio Jesus estivessem servindo.

Oremos;
Senhor, que eu busque inspiração sempre em suas Palavras concretizadas nos gestos desses benfeitores. Que a minha oração seja sempre conciliada com boas obras, pois sei que FÉ e Obras se completam. A FÉ sem obras é morta.


  • Jesus acabrunhado pelo peso da Cruz e pelas dores cai em terra por três vezes”

Oremos:
Senhor Jesus, o peso da cruz Vos fez cair por terra. O peso de nosso pecado, o peso de nossa soberba Vos joga ao chão. Mas Vossa queda não é sinal de um destino adverso, nem é a pura e simples fraqueza de quem é espezinhado. Quisestes vir até junto de nós, que, por nossa soberba também caimos  por terra. A soberba, o orgulho que faz o homem cair no pecado que o derruba e o afasta de Deus.
OREMOSSenhor que possamos aprender com vossa humildade e ajuda-nos a nos colocarmos de pé novamente

  • Os soldados despiram Jesus e sortearam sua túnica” 
  • Despir Jesus, tirar as suas vestes é despi-lo de sua dignidade.
Assim também acontece com os homens quando escravizam pessoas para obter lucro, despindo-as de sua dignidade humana, cerceando sua liberdade. É tratar as pessoas como objetos, coisas que podem ser usadas a seu bel prazer.

Oremos:

Oh, Deus ajude-nos a respeitar e preservar a vida como bem maior “

  • A morte de Jesus
A morte faz parte da natureza humana. Todos sabemos de nossa finitude. Mas muitos , como Jesus continuam sendo assassinados , vítimas da violência nossa de cada dia.

Oremos:
Senhor, daí ao ser humano a consciência de que a vida pertence a Deus. Só Ele pode tirá-la.  do justo tirada arbitrariamente não passará impune diante de vós.

  • Ao descer da Cruz, Maria o acolhe no colo com o coração dilacerado
A dor de Maria é como a de tantas mães ao viver o atentado contra a vida de seus filhos .
  
  • O SEPULCRO:
O jardim onde sepultaram Jesus é a imagem do Jardim do Éden, de onde Adão e Eva foram expulsos.
Jesus nos devolve a vida no Éden.
Ainda que tivermos em dificuldades lembremos das palavras de Jesus;
Em mim tereis a Paz. No mundo encontrareis aflição”.
Mas tende coragem, Eu venci a Morte

Que a Morte de Jesus nos traga a vida , a vida em abundância”!
Que Maria, na sua dor imensa de mãe que teve o filho roubado caminhe conosco até seu Filho Jesus

18/04/1415:28:22

4 comentários:

  1. Lindo texto. Uma eficiente evangelização.
    Feliz páscoa!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Edite, eu nunca ouvi dizer que Jesus foi sepultado ao lado do Jardim do Eden, pois aprendi que no tempo de Jesus ninguém sabia ao certo a localização do Jardim do Eden. Você poderia me dizer de onde vem sua informação? Estou interessada... assunto bíblicos seriamente me interessa.

    "G. Garcia Marquez (1927-2014), ateu confesso e convicto, morreu aos 87 anos, no Feriado da Semana Santa… seu velório e enterro acontecem quando para o mundo cristão o calendário marca o dia da prisão de Cristo… o dia da Crucificação de Cristo… o dia do sepultamento de Cristo… o dia da Ressurreição de Cristo… Assim, GGM confirma o realismo-fantástico de Cem Anos de Solidão até mesmo quando da sua passagem dessa pra melhor… Te fuiste y aún así te quedas, gran Gabo…"
    Paz
    Obs- Escrevi esse pequenino texto num e-mail e me ocorreu compartilhar com vc...

    ResponderExcluir
  3. Talvez haja aí um erro de interpretação Paz. Quando eu disse, "Jesus nos devolve a vida no Eden, " significa a oportunidade de Redenção, a vida nova em Cristo. Eden é o lugar onde não deveria haver pecado, antes da serpente. Portanto há aí uma metáfora. Éden, significando Vida Nova.. Note que eu disse: "O jardim onde sepultaram Jesus "é a imagem do jardim do Éden".

    Quanto a GGM , sabe que eu nunca li nada dele? Sei que é escritor renomado e até comecei a ler "Cem anos de solidão", mas na época não me atraiu e acabei por desistir. Talvez não fizesse o meu estilo? Não sei dizer. Nunca mais nada dele me caiu às mãos. Mas com certeza , o mundo deve ter perdido um grande escritor. Abcs . Feliz Páscoa.
    E obrigada pelo carinho e interesse demonstrado qto ao tratamento de minha mãe. Temos tratado com um ótimo creme anti -escara: sulfadiazina de prata, receita de meu genro dermatologista. O que dificulta é a posição em que ela fica , pressionando o local. Mas vamos fazendo o melhor que podemos para aliviar-lhe o sofrimento. Abraços. Feliz Páscoa , na paz do ressuscitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Edite, vc escreveu "... a imagem do Jardim do Éden" e, no caso, a palavra imagem muda totalmente minha interpretação... isso que dá ler qdo a claridade está forte na tela do computador e eu tenho de fechar um olho pra melhorar a leitura do olho melhor... devo aprender a ter paciência com minha limitação física e ser cautelosa no comentário. Obrigada pela sua simpatia ao esclarecer minha pergunta. -- Da sua Mamis... olha eu querendo ensinar o pai-nosso ao vigário... seu genro é dermatologista... de qq forma veja lá o que ele opina sobre o uso de VickVapoRub para ferimento... se ele já ouviu falar... muitas vezes médicos tb aprendem com pacientes... pelo menos a gente ouve isso de um e outro médico americano.. acho que è verò...
      abraço grande, Paz

      Excluir