terça-feira, 11 de novembro de 2014

encerrando a catequese



"Cada catequizando que passa por nós tem um lugar cativo em nosso coração. Cada um é especial com suas dificuldades , erros e acertos, qualidades e/ ou defeitos “
  E vamos sentir falta desse convívio semanal que encerrou-se na última semana de outubro.
A notícia do término do ano catequético pegou-me de surpresa.Encerrar os encontros na última semana de outubro, pareceu-me prematuro.
Um pouco cedo demais , eu achei,. Poderíamos continuar pelo menos até final de novembro, mas a intenção é desvincular ano catequético de ano escolar.
Mas , eu sou de opinião que um melhor planejamento precisaria ser feito, abolindo então as férias de julho., o que não aconteceu.
Bem, mas já fizemos nossa avaliação e o que se pretende é que o mês de novembro seja voltado para cursos de formação aos catequistas.





A fé é um caminho ascendente. É como uma semente que só germina em terra boa. E o catequista vai irrigando esse terreno com boas palavras cristãs, vai trazendo os ensinamentos de Jesus para nosso dia a dia  . E assim, o jovem ou a criança vai vivenciando esses ensinamentos e percebendo que as palavras, ou seja, os ensinamentos cristãos é que vão nos  conduzir ao caminho do bem. Vão aprendendo que onde se vive o amor, estabelece-se laços de comunhão muito mais fortes entre as pessoas.
Essa mesma fé aliada à confiança em Deus vai nos fazer levantar quantas vezes precisar após uma possível queda.
E assim , com essa certeza de que a semente foi lançada em terreno fértil, na esperança de que todos perseverem naquilo que aprenderam,  encerramos esta semana mais um ano de atividades catequéticas, com um alegre encontro entre a turma da Eucaristia da catequista Josi  e a minha turma de Crisma


Minha turminha linda e participativa. . Surpreenderam -me com um ahhhhhhh... quando anunciei o término dos encontros . 
Meninas, vou sentir saudades.  São sete meninas e 3 meninos , que não quiseram ser fotografados. É que eles ficam um pouco tímidos diante da alegria e domínio  das meninas que são em maior número.
Coisas de adolescente!!!


                                                                     

e aqui a turminha da de "anjinhos" da Catequista Josi.
Eita turminha barulhenta!!!!

 Mas valeu reunir as duas turmas.
 Um momento de lazer antes dos "Comes e bebes"
A dinâmica das bexigas pergunta: O que levaremos para a vida  , das atitudes que aprendemos nos encontros "?

A resposta está..... "dentro das bexigas" e só saberemos após estourá-las ...
 E foi aquela confusão  de bexigas subindo  e estourando....

6 comentários:

  1. Acho lindo quem evangeliza, são pessoas que tem o meu maior respeito. E a evangelização de jovens e crianças considero de suma importância.
    Meus parabéns a todos vocês, catequistas.

    "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele". Provérbios 22:6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo estímulo Mi. E adoro este versículo de provérbios e o uso sempre que posso em nossas reuniões de pais. Abcs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Minha primeira comunhão foi em dezembro de 1991... Lembro até hoje.... Rs..... Professora Zaia era a minha catequista. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fábio, a primeira catequista tb a gente nunca esquece! rsss

      Excluir
  3. Respostas
    1. É bell, uma "bagunça organizada" que podemos chamar de alegria saudável . Bjs

      Excluir