domingo, 14 de dezembro de 2014

3º domingo do Advento : ALEGRIA!



ALEGRAI-VOS, CÉUS; alegra-te, ó terra; prorrompam em cânticos as montanhas, porque o nosso Senhor virá .  Em seus dias florescerão a justiça e a paz.



O terceiro domingo do Advento é chamado “domingo da alegria”. Na caminhada de preparação ao Natal, somos convidados à alegria dos que, com fé, esperando e preparando a vinda do Senhor, conseguem enxergar, já aqui e agora, os sinais do amor divino.

Alegrar-se no Senhor é reconhecer que, apesar das tribulações e incertezas, somos amados por Deus, que se manifesta nas ações de libertação, no resgate da vida, no anúncio da boa-nova aos pobres.

O próprio João Batista, profeta anunciador do Messias, teve suas dúvidas. Ele nos faz pensar em nossas incertezas, na dificuldade de enxergar os sinais de vida do reino de Deus em meio a tantas situações de injustiça e morte.

A alegria cristã não é acreditar que tudo é um mar de rosas e que tudo dará certo. Muitos continuarão sendo injustiçados, muitos continuarão sendo vítimas do preconceito, muitos continuarão sofrendo os efeitos da ganância humana. Mas a alegria que somos convidados a viver hoje nos projeta para um tempo em que Deus terá a última palavra. Um tempo em que a bondade triunfará sobre todo mal, em que o amor vencerá todo ódio, em que Deus será tudo em todos.

Até lá, na alegria, preparamo-nos preparando a vinda definitiva do Senhor. Como João Batista, que preparou o caminho do Senhor vivendo vida simples e austera, convidando à conversão, à mudança de mentalidade. Suas incertezas não o impediram de realizar a missão que Deus lhe havia confiado. Levado à prisão por sua coerência de vida, João nos mostra que mesmo aprisionados, nas adversidades, podemos enxergar os sinais do Messias na vida e na ação de quem se compromete com a causa dos doentes, sofredores e pobres.
Aos que se abrem a Deus, a fé leva à autêntica alegria. A alegria de poder preparar a vinda de Jesus com ações de bondade e vida. E quanto a nós: Jesus é motivo de escândalo, uma pedra de tropeço, ou a razão do nosso caminho e da nossa alegria?
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

 Acende-se hoje a 3ª vela do advento

 A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria. 

Oração:
 Derrama sobre nós o teu Espírito para anunciarmos a boa nova aos pobres e prepararmos a tua vinda abrindo caminhos novos de paz e de alegria nos desertos do mundo.Vem salvar-nos, Senhor!
Resultado de imagem para 3ª vela do advento


6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Estava em Belém e conhecia Basílica de Nazaré. Lindo local. O povo paraense é bem religioso. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ler o relato de sua viagem ao norte do país, no seu blog. Abcs

      Excluir
  2. Um momento divino e grandioso para toda a gente, o nascimento de Jesus. Através do seu nascimento sem pompa ou riqueza, Ele mostrou o que é humildade ao mundo.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos viver a alegria desse momento sagrado preparando nosso coração para receber dignamente nosso salvador. Abcs

      Excluir
  3. Boa Tardinha, querida Edite!
    Que a elgria cristã possa inundar seu ser para este Natal que se aproxima!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir