domingo, 21 de dezembro de 2014

Natal ontem, hoje e sempre!

 Texto escrito por Padre Arnaldo Gomes, pároco de nossa cidade , Echaporã.

Diariamente, padre Arnaldo nos presenteia com suas belíssimas e reflexivas mensagens em sua rede social.
Neste texto ele faz uma bonita analogia entre fatos do passado e o nosso hoje. Fala do saudosismo e como é preciso ter cuidado para não ficarmos presos ao passado. Ao contrário, é preciso sempre manter aceso a chama do amor, da esperança , da fraternidade, amizade e solidariedade.
 Quem não tem belas lembranças dos tempos passados ao redor do fogão de lenha!?. Uma época saudosa da qual nos recordamos com ternura . Do café quente coado na hora no coador de pano, da mariquinha... Do cheiro de café "incendiando" a casa logo pela manhã!
 Voltamos sim, nosso olhar para o ontem .Mas sempre procurando "injetar mais luz e calor àquilo que passou , mas ainda é presente em nossa vida ."





Ao redor deste fogão, os convido a meditar esta Semente a qual o Apóstolo Paulo nos leva a recordar a Palavra do Senhor. 

Amigos, recordar é reviver, atualizar e reatualizar algo que foi e é vital para nós. Porém, é preciso evitar o saudosismo e" injetar mais fogo e luz àquilo que passou mas é presente em nossa vida" e nos direciona ao que é essencial: o ensinamento do Senhor à luz de tudo o que nos rodeia. 

"O fogão de lenha nos aquecia no inverno, mas, era preciso se aproximar dele e começando com pequenos gravetos acender o fogo abanando com a tampa da panela ou assoprando. Não é fácil acender o fogo e nem mantê-lo aceso. Talvez isto explica o porque de tanta frieza, egoísmo e indiferença nos relacionamentos!"
  É bom manter aceso o fogo do amor, da ternura, da reconciliação, da alegria, e da caridade que nos faz dar do que somos para experimentarmos a verdadeira felicidade, e isso exige de nós a coragem de ser consumidos como a lenha no fogão aceso.

 Precisamos voltar o olhar para o fogão de lenha e o café, que precisa passar duas vezes no fogo para chegar até nós, e resgatar valores que vão se perdendo á medida que a humanidade vai se apagando. Ainda há tempo de soprar as cinzas! 
 Deus os abençoe. Paz e Benção

*************************************************************************************
Refletindo sobre as palavras de Padre Arnaldo, percebi que o texto é bem condizente com o momento  que estamos vivendo : O Natal de Jesus !
Porque não se  deve ver o Natal como uma festa saudosista, e onde contemplamos a figura do menino Deus numa manjedoura há mais de 2000 anos. Cristo nasceu, morreu, ressuscitou e está bem vivo no meio de nós. e sempre estará  pelos séculos sem fim! Embora muitos ainda não o reconhecem ou não aceitem.
Natal é ontem, hoje e sempre!E presente, é passado e é futuro!
Hoje Ele necessita nascer e ser acolhido na gruta de nossos corações, na partilha da vida em nossos lares e famílias e no acolhimento dos que mais sofrem pelo mundo.

Então deixei em comentário essas palavras ao padre  e seguidores :

 Bela reflexão padre. Bastante condizente com a época natalina que estamos vivendo. Um natal que não deve apenas ficar no "saudosismo"do menino Deus nascido há mais de 2000 anos. Pois é Natal sempre! Natal é Cristo que nasce todos os dias nos mais pobres e excluídos. E cristo que exige de nós todo dia presença de vida e esperança em todas as periferias, como diz o Papa Francisco. É preciso sair de nós, assoprar as cinzas para manter aceso o fogo do amor, da ternura, da solidariedade e fraternidade. Manter aceso o fogo da esperança e isto nos leva a um Natal futuro, um natal de plena realização do projeto de Deus. Que Ele nos dê forças para seguir nesta caminhada de fe, sempre perseverantes em nossa missão de batizados.

Deixe também sua opinião sobre o tema . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário