domingo, 1 de março de 2015

2º domingo da quaresma : A transfiguração do Senhor

Resultado de imagem para transfiguração do senhor

Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva para a montanha.  Lá, continua o evangelista, transfigura-se diante deles: sua pele se torna alva, brilhante.  Com ele conversam Elias e Moisés.  Os apóstolos enchem-se de medo e maravilha. 
Pedro quer ficar.  Está maravilhado com a glória do Senhor.  Naquele momento, os três discípulos puderam provar um pouco do céu. E, como voltar diante de tamanha glória? Mas Senhor aponta que é necessário descer a montanha... É necessário ir aos homens para mostrar-lhes a glória experimentada
Conhecemos este episódio porque os discípulos no-lo contaram através dos relatos do Evangelho.  Partilharam sua experiência e esta permanece ao longo dos séculos.

Quantas experiências da glória de Deus também nós experimentamos em nossas vidas?  Quantas vezes teremos desejado ficar no conforto do daquele momento no qual sabemos – indubitavelmente – que a presença de Deus é tão forte que quase podemos tocá-lo.  Mas o Senhor nos pede que também desçamos nossas montanhas e O testemunhemos à humanidade.

Felizes os que vivem essa experiência de deixar-se maravilhar pela glória de Deus.  Felizes os que a encontram escondida sob tantas tragédias e desolações diárias.  Felizes, ainda mais, aqueles que a sabem testemunhar e dedicam a vida a mostrá-la a outros e outras.
A transfiguração de Jesus é uma pequena demonstração de Sua glorificação.  O brilho de sua pele pode nos mostrar a preciosidade de Seu santíssimo coração.  A conversa com Elias e Moisés, o resgate de todos aqueles que nos precederam e vivem desde já junto a Deus. 
                  Transfigurar-se é, sobretudo, transformar-se. E essa transformação é fundamental nesse tempo de Quaresma em que a Igreja insiste no perdão e na reconciliação, na mudança dos corações endurecidos para corações amorosos, na substituição da morte pela vida, na conversão das almas.

Deus nos quer assim: com o coração transformado e pleno de amor, com a alma tranquila, com o semblante resplandecente de paz interior.  Foi para essa plenitude que Ele nos criou e não para a desordem do pecado e do desamor.  

Deixe-se transformar pelo Senhor . Ele é a Luz que ilumina nosso caminho e nos orienta para a verdadeira Luz 

Jesus é a Luz que transforma. A Luz que ilumina nosso caminho, leva-nos a trabalhar para que corpos sofredores e maltratados sejam hj transfigurados em corpos dignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário