domingo, 15 de março de 2015

VIA SACRA NA CATEQUESE:>: 1ª 2ª 3ª e 4ª estação



VIA SACRA PARA A CATEQUESE
Algumas crianças passam todo o tempo da catequese sem conhecer ou participar de uma Via Sacra que, normalmente, acontece em horários especiais durante a Quaresma. Por que não fazer uma especialmente com elas, no horário da catequese? Pode até ser num salão ou num espaço ao ar livre. Aí está um roteiro, simples e que pode promover a participação de todos: seja nas leituras, carregando a cruz, carregando as velas (alternando os leitores e aqueles que carregam os objetos) ou nos gestos que são convidados a fazer.

VIA SACRA QUARESMA 2015 - CRIANÇAS
1ª ESTAÇÃO: JESUS É PRESO E CONDENADO À MORTE

Jesus ainda é condenado morte injustamente. 

É à fome num mundo onde não há comida para todos. 

É o doente que não consegue obter medicamentos. 
São os idosos abandonados, vitimas da solidão. 
É a criança tirada do útero materno... E continuamos a lavar as mãos. 
Condenações injustas, no meio de tanta impunidade...

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Senhor Jesus, por que o condenaram à morte? O que foi que o Senhor fez para merecer morte pela crucificação? Curou doentes, alimentou famintos, ressuscitou dos mortos, perdoou aos pecadores, respeitou as autoridades, trabalhou para o bem da humanidade, era humilde, manso, bondoso, misericordioso. Por que esta sentença tão cruel e humilhante?
LEITOR 2- O nosso orgulho, inveja, egoísmo, covardia, comodismo, calúnias, apego exagerado pelas coisas deste mundo o condenaram. Eis aqui o segredo da injusta sentença. Tenho que me perguntar: o que eu fiz com Cristo? Não O condenei, por acaso, a morrer? Não lavo as mãos todos os dias, a dizer que não me importo com meu irmão?
TODOS – Senhor Jesus, ajuda-me a viver o Seu Evangelho até a morte. Que todos nós possamos transformar a nossa vida e também lutar por uma nova sociedade, mais justa e fraterna.

CANTO: ♫ A morrer crucificado teu Jesus é condenado por teus crimes, pecador (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Numa pequena bacia de água benta, pedir que todos molhem as mãos e façam o sinal da cruz. “Que esta água abençoada substitua a água da indiferença.”
  

2ª ESTAÇÃO: JESUS CARREGA A CRUZ
 


Jesus suporta o peso dos que sofrem. Suporta a dor dos condenados por puro amor. Carrega a todos nós em sua cruz...

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo, eis a Sua cruz. Será que esta cruz é sua? Na verdade ela é nossa. O Senhor, em sua infinita bondade, assumiu a nossa cruz. 
TODOS - A grandeza e o peso desta cruz cresceram pelos nossos pecados, que destruíram a ordem do amor. 
LEITOR 2 - Todos os pecados do mundo nos Seus ombros. O mundo grita, xinga, critica, está rindo em sua loucura. Cristo sofre e caminha em silêncio para me salvar. 
TODOS - Cristo, Sua Via-sacra foi para mim. Ajuda-me a cada dia, pela manhã, a partir para a minha via-sacra e fica ao meu lado, porque sou fraco. Fazei que a cada dia, por minhas atitudes, eu possa promover uma nova sociedade baseada no amor e serviço ao próximo e na luta contra toda injustiça. 

CANTO: Com a cruz é carregado, e do peso acabrunhado, vai morrer por teu amor (bis). Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus. 

GESTO: Passar de mão em mão uma cruz de madeira pesada (pequena). 

3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ


É tanta a dor, o peso e o sofrimento que Jesus cai. A indiferença do mundo tão concentrado em individualidade pesa em sua cruz. 
A Sua humanidade fatigada acaricia o solo.
Senhor Jesus, o mistério da Tua Cruz, nos desperta continuamente. Dá - nos a sensibilidade de quem sabe colocar-se no lugar do outro, do que cai, do abandonado, do deitado na sarjeta da vida.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- As forças estão se esgotando. Calor, solidão. A terra parece mover-se. Cristo tropeça, perde o equilíbrio e cai. Sente a terra, a poeira na boca. O peso da cruz o sufoca.
TODOS - Nós partimos cheios de confiança e um dia caímos. Percebemos no nosso caminho uma flor, uma ilusão e tivemos tanta vontade de levá-la. Então paramos, traímos o caminho difícil e ficamos longe do caminho de Cristo.
TODOS - Ajudai-me, Senhor a ser uma pessoa que viva a verdade.
LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 2 - Até quando vou ficar frio e passivo? Jesus, estou tão longe de Ti. Ajuda-me a partir de novo. Proteja-me contra minhas quedas que cansam e deixam vazio o meu coração. Quero seguir somente a Ti. Ajuda-me a levantar do meu pecado.

CANTO: ♫ Pela cruz tão oprimido cai Jesus desfalecido pela tua salvação.
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Caindo de joelhos ao chão, vamos sentir também, como Jesus, o peso da cruz em nossos ombros.



4ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA A SUA MÃE

Uma espada atravessa o coração de Maria. Maria acompanha o seu Filho, no caminho mais forte que pode ter uma mãe que é o de contemplar o final do seu Filho. Não há dor mais forte nem maior. Juntemo-nos com a dor de tantas mães no mundo, que veem os seus filhos morrer de fome, drogas, doenças... que veem seus filhos morrer na ausência de esperança e oportunidade. 



LEITOR 1-  Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.

TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.

LEITOR 2- Quanta dor da Mãe neste encontro. Ela vai com Seu Filho. Ela vai à multidão despercebida, preocupada com seus filhos. Não fala, vai junto com Jesus, preocupada com todos nós.
TODOS - Cristo, mostrai-nos Sua Mãe humilde e dolorosa para nos comovermos e nos convertermos. Ajuda-nos a caminhar juntos com nossos irmãos, participar dos problemas deles, sofrer com eles como sofreu Maria — Sua e nossa Mãe.

CANTO:De Maria lacrimosa no encontro lastimosa, vê a viva compaixão. 
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Passar uma imagem de Maria de mão em mão.

 Continua...

Por ser um texto muito longo , o blogger não aceitou a publicação na íntegra . Essa a razão pela qual foram dividos em 4 postagens seguidas . As imagens também ,por serem muito pesadas , também foram omitidas em virtude da não aceitação pelo sistema
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário