sexta-feira, 13 de março de 2015

refletindo com os catequizandos : SACRAMENTO DA CONFISSÂO OU RECONCILIAÇÂO

. O QUE É A CONFISSÃO? R: Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados, e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

O Sacramento da Penitência e da Reconciliação surge diretamente do mistério pascal. De fato, na própria noite de Páscoa, o Senhor aparece aos discípulos, fechados no cenáculo, e depois de ter dirigido a eles a saudação “A paz esteja convosco”, soprou sobre eles e disse: “Recebeis o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,21-23). Esta passagem nos revela a dinâmica mais profunda que está contida neste Sacramento. Antes de tudo, o fato de que o perdão dos nossos pecados não é algo que podemos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão se pede, se pede a uma outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus.



Graças ao amor misericordioso de Deus não há pecado, por maior que seja, que não possa ser perdoado, nem pecador que seja posto de lado. “Todas as pessoas que se arrependerem serão recebidas por Jesus Cristo, com perdão e imenso amor” disse João Paulo II em 29-9-79.

O poder de perdoar os pecados foi dado por Jesus aos Apóstolos, através do Espírito Santo: "Recebei o Espírito Santo. Os pecados daqueles a quem perdoares os pecados serão perdoados. Os pecados daqueles a quem não perdoardes não serão perdoados." Jo 20,22
Disse ainda o Santo Padre numa homilia em 16-3-80 "Confessamos os nossos pecados ao próprio Deus, embora no confessionário sejam escutados pelo homem-sacerdote".


Como fazer uma boa confissão

A Igreja recomenda que uma pessoa se confesse pelo menos uma vez ao ano, de preferência por ocasião da Páscoa ou do Natal do Senhor. Porém, se foi cometido algum pecado grave a pessoa deve procurar imediatamente a confissão

. Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, com a luz do Espírito Santo, com coragem, tendo em mente que o sacerdote ali  
representa o próprio Jesus.



Constituem partes do sacramento da Reconciliação:

1. Exame de consciência
Condição indispensável para uma confissão bem feita é o exame de consciência, que se traduz num "confronto sincero e sereno com a lei moral interior, com as normas evangélicas propostas pela igreja, com o próprio Jesus Cristo que é para nós Mestre e modelo de vida", disse João Paulo II em 26-3-81.

2-Contrição
Diz o Catecismo da Igreja Católica (1451) que a contrição é "uma dor de alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro" (Concílio de Trento: Ds1676).

A contrição é, pois, uma recusa do pecado e o firme propósito de não voltar a pecar.

Ato de contrição:
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão dos meus pecados pela Vossa infinita misericórdia. Amem.

3-O perdão
É o momento em que se experimenta o contacto com o poder e a misericórdia de Deus, através do sacerdote, que nos devolve à vida, deixando para trás as trevas e voltando à luz.

O sacerdote pronuncia a absolvição: "Deus, Pai de misericórdia, que pela morte e ressurreição de Seu Filho reconciliou o mundo consigo, e infundiu o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
O penitente responde: Amem.

4. A penitência
João Paulo II numa alocução proferida em 22-3-83 disse: "a penitência tem por missão conseguir a remissão das penas temporais que, depois da remissão dos pecados, ficam ainda por expiar na vida presente ou na futura."

A penitência é a reparação pelos pecados cometidos, imposta pelo confessor.
ilustração daqui
Tais penitências fazem que nos tomemos co-herdeiros de Cristo Ressuscitado, uma vez que também sofremos com Ele (Rm 8,17)".

Exame de consciência , baseado nos 10 mandamentos : 


Faça-o com sinceridade , sem omitir coisa alguma . Repasse-o várias vezes para ter a certeza de seu  empenho verdadeiro em se libertar do mal que o perseguiu em determinada ocasião . Não se esqueça a de que Deus é misericordioso e lerá o seu coração  identificando seu verdadeiro arrependimento. 
Boa confissão ! 


O blogger não aceitou o arquivo "exame de consciência" .
Por isso ele foi para outro post. Verifique :
 
http://kantinhodafe.blogspot.com.br/2015/03/exame-de-consciencia-como-confessar-se.html












Um comentário: