domingo, 15 de março de 2015

VIA SACRA NA CATEQUESE : 12ª 13ª 14ª 15ª estação.



12ª ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

Senhor Jesus, morto por amor, abençoai todos os moribundos, ajudai a morrer em Vós e Convosco, todos os homens e mulheres. Ajudai a morrer em nós o pecado da maldade, da indiferença, da omissão.


LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos. 
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo. 
LEITOR 2- Às três horas de agonia são tão compridas, parecem sem fim. Mais compridas do que três anos, do que trinta anos de vida. Tudo preparado. Cristo morre. A vida para, o coração não bate mais. O Coração grande como o mundo — o mundo de pecados que carrega em si. O mundo talvez ainda não saiba, mas, inconscientemente, estende os braços gritando: 
TODOS- “salvai-nos, salvai-nos, Senhor, não podemos mais viver assim, tirai-nos do pecado”. Quando eu morrer, Jesus, deixa-me entregar o meu coração a Ti, morrer para Ti, para viver em Ti. 

CANTO: ♫ Meu Jesus, por nós morrestes, por meus crimes padecestes, como é grande a minha dor (bis). Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus. 

GESTO: Ajoelhar-se e ficar em silêncio durante alguns momentos. 

13ª ESTAÇÃO: JESUS É COLOCADO NOS BRAÇOS DE SUA MÃE


Senhora, Mãe do Inocente e do Justo, acolhe em teu Coração de Mãe todas as mães que partilham Contigo a dor dos filhos perdidos e mortos.
Nos países em guerra, três em cada dez crianças morrem antes de atingir os cinco anos. Pensemos na dor e sofrimento destas mães.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- A Sua obra, Jesus, é consumada. Os pregos são desnecessários. Agora pode descer e descansar. Devagarinho descem-no da cruz. A Mãe recolhe-O nos seu braços. Tanta dor atravessou a sua alma, mas agora…
TODOS - Nós também estamos cansados, vamos adormecer um dia para sempre. Mas em que estado vamos morrer?
LEITOR 2- Maria, vigiai a cada um de nós. Tomai-nos em seus braços na última hora, não nos deixe nunca, por favor. Não esqueça de nós, pois a Senhora é o “Refúgio dos pecadores”. 
TODOS – Ò Mãe, cuida de nós!

CANTO: ♫ Do madeiro Vos tiraram e à Mãe Vos entregaram com que dor e compaixão (bis). Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Juntos, rezemos: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.

14ª ESTAÇÃO: JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO


Senhor Jesus, que experimentaste a morte, que morreste por amor, para dar a vida, ensina-nos a retribuir tanto AMOR.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo é depositado no sepulcro. Na entrada, uma grande pedra. Os amigos não podem mais ajudar. Resta a esperança na ressurreição.
LEITOR 2 - Nossa ressurreição será no fim do caminho. Embora o caminho seja difícil, sabemos que Cristo espera por nós na Sua glória.
TODOS - Senhor, ajudai-nos a atravessar este caminho fielmente.

CANTO: ♫ No sepulcro Vos deixaram, enterrando-vos choraram, magoado o coração (bis).Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.
Meu Jesus por vossos passos, recebei em vossos braços, a mim, pobre pecador.

GESTO: Vamos abaixar nossas cabeças em sinal de respeito e ficar um momento em silêncio.

15ª ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITOU


Como Cristo, também as crianças e adolescentes ressuscitam para lutar pela justiça e solidariedade. Não há Via-sacra sem ressurreição. Não há Sexta-Feira Santa sem Dia de Páscoa. Em frente do sepulcro, temos a esperança de, também nós, transformarmos o mundo numa grande família, onde os pobres, as crianças e os jovens possam viver com dignidade e justiça, que tantas vezes lhes é negada.


LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 2 – “E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, foram ao túmulo. Ao entrarem no túmulo, o anjo lhes diz: “Procuram por Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado”? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram...” (Mc 16, 2.6).
LEITOR 1 – Por Cristo e em Cristo ilumina-se o enigma da dor e da morte que nos esmaga dia a dia. Cristo ressuscitou e com Ele surge a esperança de vida nova. 
LEITOR 2 – Ó Pai, com a ressurreição do seu filho Jesus, abrem-se as portas do Seu Reino. Concede-nos que, celebrando o mistério Pascal, ressuscitemos na luz da vida nova. Isto nós te pedimos em nome de Jesus, Senhor Nosso.
TODOS – Amém!
TODOS – Pai Nosso que estai no céu...
LEITOR 1 – Ó Pai, alegria e esperança enchem o nosso coração, que a sociedade se abra a um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

CANTO: ♫ Vitória, tu reinarás, ó cruz, tu nos salvarás!
Vitória, tu reinarás, ó cruz, tu nos salvarás!
Brilhando sobre o mundo, que vive sem tua luz,
Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó cruz!

GESTO: Vamos nos despedir, abraçando-nos fraternalmente como filhos do mesmo Pai, irmãos em Cristo.

 Ângela Rocha
 
 

2 comentários:

  1. Ola Edite! Depois de um tempo fora de área, estou de volta. Amei a via-sacra vou fazer com meus catequizandos eles vão gostar.Grande beijo boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Edite. Você sempre procurando agradar ao Senhor.
    Abração.

    ResponderExcluir